TECNOLOGIA

Amazon e Vrio, dona da Sky, vão lançar internet via satélite concorrente da Starlink no Brasil

Internet via satélite também estará presente em outros seis países da América Latina

Antena do Projeto Kuiper, da Amazon, instalada em teto de casa Antena do Projeto Kuiper, da Amazon, instalada em teto de casa  - Foto: Amazon/Reprodução

A Amazon e a Vrio, dona da operadora de TV por assinatura Sky, anunciou que a rede de banda larga via satélite 'Project Kuiper' vai ser oferecida em sete países da América do Sul, incluindo o Brasil, a partir deste ano, ainda em fase experimental.

Segundo comunicado divulgado pela empresa de Jeff Bezos, a provedora regional de TV por assinatura planeja usar a rede do Kuiper para fornecer serviços de conectividade de internet rápida, principalmente em áreas de difícil acesso.

 

"O acordo trará novas opções de conectividade de internet de alta velocidade e acessível para uma área com uma população total de cerca de 383 milhões de pessoas, incluindo aproximadamente 200 milhões de pessoas que, segundo estimativas do Banco Mundial, ainda não têm acesso à internet", diz trecho do comunicado.

O serviço abrangerá todo o território dos sete países. A internet será fornecida pro uma rede de mais de 3,3 mil satélites que rondam o globo em baixa órbita — entre 590 e 630 quilômetros da superfície terrestre.

Segundo o comunicado divulgado nesta quinta, a implantação dos satélites deve ocorrer nos próximos meses. Em 2022, a empresa anunciou que os satélites seriam lançados em até 83 voos num período de cinco anos.

De acordo com o site da empresa, o modelo ultra compacto é capaz de fornecer velocidades de conexão superiores a 100 Mbps, com o maior modelo de antena sendo capaz de fornecer 1Gbps de velocidade.

A Amazon não revela quanto deve custar um pacote de assinatura por mês, mas informa, em site de apresentação, que "acessibilidade é um princípio fundamental do Project Kuiper", fazendo referência aos modelos populares de seus dispositivos, como a Alexa e o FireStick.

Para efeito de comparação, o principal concorrente da empresa, o Starlink, possui mensalidade de entrada de R$ 184 no Brasil, com valor de venda da antena de R$ 2 mil.

Veja também

Tem as primeiras cédulas do real na carteira? Elas podem se tornar itens de colecionador; entenda
Moeda

Tem as primeiras cédulas do real na carteira? Elas podem se tornar itens de colecionador; entenda

Lula sempre cumpriu metas fiscais em governos anteriores, diz Padilha
METAS FISCAIS

Lula sempre cumpriu metas fiscais em governos anteriores, diz Padilha

Newsletter