Anac vai liberar voos com jatos comerciais em Fernando de Noronha
Suspensão de operações da Voepass poderia afetar rota
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira que vai liberar a operação com jatos no aeroporto de Fernando de Noronha a partir de abril.
Como a capacidade do aeroporto é limitada, a agência vai fazer a distribuição de slots (autorizações para pousos e decolagens), sistemática adotada em terminais muito movimentados, como Congonhas (SP), por exemplo.
Leia também
• Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep
• Lula insinua que governos de Bolsonaro e Temer "acabaram" com as indústrias naval e do aço no Brasil
• Consumo da alta renda e compras digitais elevam gastos com cartões
Uma portaria da Anac, editada em outubro de 2022, restringiu a operação de aviões de grande porte no terminal de Noronha, devido a problemas na pista. Ficou autorizada apenas operações com turboélices.
Após a realização de obras, visitas técnicas da Anac, as viagens com jatos serão retomadas.
Atualmente, a pista está em fase de homologação pela Anac e a divisão de slots em discussão, segundo técnicos do governo.
"Após interlocuções e visitas técnicas envolvendo Anac, operador aeroportuário e empresas aéreas, concluiu-se que a partir de abril de 2025 o Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar as operações comerciais com aeronaves a jato, desde que as obras de revitalização estejam concluídas e homologadas pela Agência", informou a Anac em nota.
Com a suspensão das operações da Voepass pela Anac, a partir desta terça-feira para 15 destinos, incluindo Noronha, o terminal fica atendido temporariamente somente pela Azul, que opera aviões de pequeno porte em voos regionais.
Após a reabertura do aeroporto para jatos, Gol e Latam também poderão operar no terminal de Noronha.

