Caixa muda regras e volta a permitir mais de um financiamento imobiliário com recursos da poupança
Quem já possui financiamento habitacional vai poder solicitar novo crédito
A Caixa Econômica Federal voltou a permitir, a partir desta terça, a contratação de mais de um financiamento imobiliário usando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A opção estava suspensa desde novembro de 2024.
Segundo o banco estatal, a medida foi tomada para “atender à demanda do mercado e ampliar as oportunidades para famílias e investidores”.
Com isso, quem já possui um financiamento habitacional ativo na Caixa, incluindo cônjuges, independentemente do regime de casamento, pode solicitar um novo crédito imobiliário pelo SBPE.
Leia também
• Caixa começa a pagar Bolsa Família de dezembro
• Caixa deve entrar em nova rodada de negociações de empréstimo para os Correios
• Com a classe média no alvo, novo crédito imobiliário deve impulsionar lançamentos no mercado
As operações feitas com recursos do SBPE incluem vantagens, como:
- Atualização do saldo devedor pela TR;
- Taxas de juros a partir de 10,99% ao ano;
- Prazo de pagamento de até 420 meses.
“A liberação do compulsório da poupança contribui para ampliar a liquidez do sistema financeiro, oferecendo suporte às operações de crédito imobiliário em um cenário de maior demanda. Essa medida fortalece a capacidade das instituições de manter o ritmo de concessões, mesmo diante da redução dos saldos de poupança, garantindo estabilidade e continuidade no atendimento ao mercado", explica o presidente da Caixa, Carlos Vieira.
A Caixa e o governo têm adotado medidas para expandir o acesso ao crédito imobiliário, como a elevação do teto de empréstimo do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) de R$ 1,5 milhão para R$ 2,25 milhões.
Além disso, a Caixa voltou a financiar até 80% do valor do imóvel na modalidade SAC e até 70% na modalidade Price, reduzindo a necessidade de entrada e ampliando a capacidade de compra.

