CDL Recife celebra 65 anos apostando em parcerias como forma de impulsionar o comércio
Entidade comemorou o aniversário em evento com autoridades e lojistas

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Recife celebrou, nesta quinta-feira (19), 65 anos, em um evento prestigiado no Novotel Recife Marina, no Bairro do Recife. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e do setor econômico, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e o prefeito do Recife, João Campos. O presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, foi representado pelo diretor Operacional do jornal, José Américo Lopes Góis.
Segundo o presidente da CDL Recife, Fred Leal, ao longo dos 65 anos de história, a entidade realizou uma série de ações para desenvolver o trabalho dos lojistas.
"A CDL hoje é a entidade representativa do comércio do Recife. Nesses 65 anos, fez uma série de ações, inclusive a principal delas, que é a gestão do SPC, uma ferramenta que ajuda muitos lojistas nos seus negócios”, disse.
Leal acrescentou ainda que está sendo realizada uma grande ação com o governo estadual e a Prefeitura do Recife na área de segurança e na revitalização dos bairros.
“CDL na realidade é do Recife, é dos shoppings, é das ruas. Tem uma representatividade muito grande. Afinal, 65 anos de uma entidade não é pouco. Realmente, é uma honra muito grande estar sendo presidente neste momento", complementou.
Fred Leal acompanhado da esposa, Silvana, na comemoração dos 65 anos da CDL Recife - Foto: Rafael Melo/Folha de PernambucoVocação
A governadora Raquel Lyra destacou a vocação do pernambucano para o comércio. De acordo com a gestora, a celebração ocorre em um momento de crescimento do setor em todo o estado.
"Pernambuco é terra de mascates. O comércio sempre foi um serviço muito forte na nossa região. Estamos aqui para comemorar junto com o presidente Fred e todos que fazem do nosso comércio um comércio forte, gerador de emprego e renda. Apesar de todas as adversidades, nosso comércio cresce", ressaltou Raquel.
Para o prefeito do Recife, João Campos, a celebração do aniversário de 65 anos da CDL Recife representa a continuidade de uma jornada de extrema importância para a capital pernambucana.
"A CDL Recife completa 65 anos. É uma bela e longa jornada, sempre com a capacidade de representar algo que é muito importante para o Recife. O setor de serviços é, disparado, a maior força da economia da cidade. A CDL é uma instituição que reúne, principalmente no comércio, que é um grande empregador da cidade, a unidade dessa representação", destacou o gestor municipal.
Leia também
• CDL Recife: mês de junho é estratégico para o comércio
• CDL Recife: aposta no futuro com foco na inovação
O diretor Operacional da Folha de Pernambuco, José Américo Lopes Góis, destacou a importância da CDL Recife para o estado.
"A CDL Recife é a instituição do comércio, do grande comércio que eu sinto saudade, sobretudo do centro. A luta da CDL pela revitalização do centro do Recife é uma luta que diz respeito não só a CDL, como a todos os grandes empresários de Pernambuco, como de fato nós somos empresários, e a gente torce e está ao lado da CDL nessa luta que é gigantesca e é de Pernambuco", disse Góis.
Homenageados
Durante a cerimônia, foram homenageados a governadora Raquel Lyra, pelos investimentos na segurança pública e infraestrutura de todo o estado; o prefeito João Campos, pela parceria e apoio nas demandas representativas para o comércio, em especial para o centro do Recife; os ex-presidentes da CDL Recife, Roberto Salgueiro, Fernando Catão, Silvio Vasconcelos e Cid Lôbo de Mendonça; os executivos da CDL Recife Hugo Philippsen (diretor executivo) e Paulo Monteiro (diretor institucional), representando os colaboradores da instituição; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco, Eduardo Catão; o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro; e o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, José César da Costa, representando todas as CDLs do país.
Também estiveram presentes no evento a prefeita de Olinda, Mirella Almeida; a gerente de mercado da Folha de Pernambuco, Tânia Campos; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti; o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Carlos Andrade Lima; e a chefe do gabinete do centro histórico da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça; entre outras autoridades.











