Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Brasil e Estados Unidos

Comitiva de senadores aos EUA quer abrir linha direta entre Legislativos e defender setores

Grupo também quer "reforçar a previsibilidade e a segurança jurídica nas relações econômicas bilaterais"

Comitiva de senadores vai aos Estados Unidos para tratar do tarifaço de Trump Comitiva de senadores vai aos Estados Unidos para tratar do tarifaço de Trump  - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Às vésperas de partir para os Estados Unidos, a comitiva de senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) quer reabrir "canais de diálogo" após o tarifaço do presidente Donald Trump e elencou seis objetivos principais para a missão. Os senadores terão reuniões com parlamentares democratas e republicanos, empresários e especialistas em comércio.

Entre as prioridades do grupo está a promoção de uma "interlocução direta" entre os Poderes Legislativos de ambos os países, assim como a defesa dos setores produtivos que foram afetadas pelas novas tarifas anunciadas por Trump - especialmente os que tiveram maior impacto, como agropecuária, metalurgia, energia e indústria de transformação.

A comitiva também quer "reforçar a previsibilidade e a segurança jurídica nas relações econômicas bilaterais" e apresentar o "posicionamento institucional do Senado como alternativa propositiva e responsável frente ao atual cenário geopolítico".

Há a intenção ainda de prospectar caminhos para a cooperação bilateral em áreas estratégicas como bioenergia, infraestrutura, inovação tecnológica e sustentabilidade.

Na lista de objetivos do grupo consta ainda a missão de "preparar o terreno" para um grupo interparlamentar permanente Brasil-Estados Unidos, que seria voltado à diplomacia econômica e à articulação de medidas legislativas frente a disputas comerciais internacionais.

Veja também

Newsletter