Em busca de soluções para o Centro do Recife
Frente Parlamentar pelo Centro do Recife promove debate sobre ações que ajudem a estimular a economia de bairros da área central da Capital
Com o intuito de apresentar ações que possam revitalizar e movimentar a economia, a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife promoveu reunião para debater ações que incrementem os negócios e fomentem a oferta de postos de trabalho. A frente convidou especialistas e autoridades em diversas áreas e temas, além da participação de nove parlamentares.
Segundo a presidente da Frente, vereadora Cida Pedrosa (PC do B), são necessárias ações que consigam atrair as pessoas para voltarem a movimentar o Centro. “Precisamos de programas que possam atrair as pessoas. Estamos engajados em fazer um novo centro, um local mais dinamizado”, disse Cida. A área de interesse da Frente compreende o Bairro do Recife - incluindo a comunidade do Pilar -, a Ilha de Antônio Vaz, onde ficam os bairros de Santo Antônio, São José, Cabanga e Joana Bezerra, com a comunidade do Coque, além do bairro da Boa Vista.
Leia também
• Bairro do Recife terá hotel de bandeira internacional
• Um novo significado em debate para o Bairro do Recife
• Rua do Bom Jesus terá circulação exclusiva para pedestres
Tecnologia como diferencial
Um dos debates do encontro foi o projeto de modelagem para reabilitação dos centros das cidades brasileiras, coordenado pelo Porto Digital com cooperação com o BNDES. Na ocasião, o superintendente de Reabilitação Urbana do Porto Digital, Leonardo Guimarães, defendeu que parcerias com foco no setor público e imobiliário podem sair do papel para atrair investimentos.
“Tem que ter governança em parceria com o setor público para fazer uma gestão de projeto de obras. São territórios interessantes para desenvolver economicamente”, destacou.
Estado contribui
De acordo com a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Ana Paula Vilaça, que participou da reunião, ações como as do Plano Retomada do Governo do Estado podem contribuir com um melhor desenvolvimento da região. “Precisamos de um centro vivo, que tenha comércio e serviços. O Governo tem um Plano de Retomada e ele pode combater problemas e ajudar nesse processo de requalificação”, disse.
Participaram da reunião, o secretário de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Dubeux; o assessor jurídico da Associação Comercial de Pernambuco (ACP), João Guilherme Cavalcanti; o vice-presidente da Fecomércio, Archimedes Cavalcanti; o diretor de Relações Institucionais da Associação dos Lojistas do Centro do Recife, Izaquias Bezerra; a vice-presidente do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Comércio Informal do Recife, Lu Mendonça.

