Dom, 07 de Dezembro

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Economia

Fecomércio explica efeitos dos feriados nacionais e reginais no comércio e no turismo pernambucano

Aumento do fluxo de visitantes gera maior oferta de serviços e promove o desenvolvimento local

FecomércioFecomércio - Foto: Divulgação

Uma análise desenvolvida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE) sobre os efeitos dos feriados nacionais e regionais nos setores de turismo e comércio mostra que, durante feriados nacionais e regionais, cidades turísticas registram aumento na procura por serviços.

Enquanto isso, os centros urbanos, onde o comércio é mais concentrado, sofrem com a redução do movimento de pessoas e consequentemente com menor volume de vendas.

No setor de turismo, o aumento do fluxo de visitantes gera maior oferta de serviços e promove o desenvolvimento local. Em contrapartida, o comércio urbano sofre a queda na movimentação, pois a maioria dos consumidores é formada por moradores que permanece em casa durante feriados.

A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) aponta que os meses de março e dezembro são os que apresentam melhor desempenho para o comércio.

Além disso, a análise destaca as principais atividades ligadas ao turismo. São elas: alojamento, alimentação, transportes e cultura, e ressalta as dificuldades para separar a receita proveniente de turistas e de residentes. A informalidade em atividades como passeios e comidas típicas também é observada, devido à existência de estabelecimentos e trabalhadores sem registro formal.

Quanto à geração de empregos, identifica-se quatro categorias:

Empregos diretos: vinculados a hotéis, agências de viagem e outros serviços turísticos;
Empregos indiretos: que atendem às necessidades dos turistas;
Empregos induzidos: resultantes dos gastos dos moradores com a renda gerada pelo turismo;
Empregos temporários: ligados à construção de infraestrutura e à sazonalidade dos períodos de alta.      

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, durante os feriados, o aumento de visitantes estimula o setor de turismo, enquanto o comércio dos centros urbanos enfrenta desafios com a redução do movimento.

“Recomendamos que o varejo adote estratégias como o e-commerce para aproveitar as oportunidades do feriado e atrair novos consumidores com perfil e localização diversa.  Além disso, sugerimos aos gestores públicos que fomentem iniciativas empresariais capazes de amenizar os impactos decorrentes da baixa movimentação nos grandes centros urbanos durante esses períodos”, frisou.

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