Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

Governo de Pernambuco, Porto Digital e Finep assinam termo para início das obras do Nerd

Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital será referência em educação empreendedora, aceleração de novos negócios, capacitação e apoio a empresas

Governo de Pernambuco, Porto Digital e Finep assinam termo para início das obras do "Nerd"Governo de Pernambuco, Porto Digital e Finep assinam termo para início das obras do "Nerd" - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

O governo de Pernambuco, o Porto Digital e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram nesta quarta-feira (6) o termo de autorização das obras do Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital (Nerd), que será instalado em um casarão histórico, localizado na Rua Dona Maria César, nº 70, no Bairro do Recife.

Além da governadora Raquel Lyra, participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti;  a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro; o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o co-fundador Sílvio Meira;  e o presidente da Softex Pernambuco, Yves Nogueira.

Nerd
Com um investimento total de R$ 18,5 milhões, o Nerd, espaço que será referência em educação empreendedora, aceleração de novos negócios, capacitação profissional e apoio a empresas consolidadas, terá suas obras iniciadas neste mês, com conclusão prevista para maio de 2026. 

“É o lançamento de um sonho de todos aqueles que fazem o ecossistema de tecnologia e inovação aqui em Pernambuco, que é o nerd. Um núcleo de empreendedorismo e inovação para a formação de gente, e para a garantia de que startups possam ser formadas aqui, garantindo mão de obra para alcançarmos novos mercados para Pernambuco. Porque, a gente sabe da força que tem a questão da ciência e tecnologia na formação de um capital humano extraordinário”, declarou a governadora.

A iniciativa integra a estratégia de revitalização urbana e fortalecimento do ecossistema de inovação de Pernambuco, e marca a requalificação de um imóvel com mais de 70 anos de história institucional e econômica na cidade.

“É mais um prédio que era do governo do estado, estava ocioso e que agora vai ser devolvido ao Recife, como tantos outros prédios que estão sendo recuperados, não só pelo Porto Digital, mas também pelo governo de Pernambuco”, destacou Raquel.

Governo de Pernambuco, Porto Digital e Finep assinam termo para início das obras do NerdA iniciativa integra a estratégia de revitalização urbana e fortalecimento do ecossistema de inovação de Pernambuco. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

O projeto prevê a reabilitação de 1.807,59 m² , distribuídos em três pavimentos, com atuação estratégica em quatro eixos: educação empreendedora (formação para crianças, jovens e estudantes), early stage (apoio ao nascimento de startups), tração de negócios (internacionalização e expansão) e empresas maduras (qualificação em tecnologias avançadas).

“A parte de baixo será uma área pública, todo restaurante, e a gente entrega em maio de 2026. Pretende gerar, pelo menos, 500 novos negócios nos próximos anos. A parte de cima funcionará como uma incubadora gratuita, para todo mundo que quer empreender e estabelecer seu negócio, seu serviço e tal. E no primeiro andar vai ser a parte de informação das grandes empresas, um projeto em parceria com o governo e também com a FINEP”, explicou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena. 

Porto Digital

“Esperamos dobrar o Porto Digital nos próximos 15 anos, chegando a 50 mil trabalhadores. Só para a gente ter uma ideia, ontem eu mandei para a governadora um dado que aponta que o Recife cresce, hoje, quase quatro vezes, em percentual, do que o Brasil em empresas de tecnologia. Só nesse mês a gente gerou 200 vagas de emprego aqui dentro, de acordo com o Caged, não é proposta de emprego, é emprego realmente firmado. Por isso, esperamos que daqui saiam os empregos do futuro Pernambuco”, completou Pierre.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Guilherme Cavalcanti, o Nerd “é a confluência dos saberes acumulados pelo Porto Digital sobre como o ecossistema é fundamental para transformar o empreendedorismo”.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, reiterou a importância da iniciativa e ressaltou que o projeto mostra o compromisso da atual gestão para com a ciência, tecnologia e inovação no estado. 

“Criamos também um programa chamado de Inova Pernambuco que destina o investimento de R$ 1,04 bilhão para ciência, tecnologia e inovação do estado, um investimento nunca visto antes aqui em Pernambuco”, apontou a secretária.

 

Veja também

Newsletter