Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
TECNOLOGIA

Huawei volta ao mercado brasileiro de celulares com aparelhos de ponta e telas dobráveis

Um dos modelos que estão sendo lançados pela Huawei é o Mate XT Ultimate Design, o primeiro smartphone do mundo com tela que se dobra em três partes

Imagem do Mate XT divulgada no site chinês da Huawei Imagem do Mate XT divulgada no site chinês da Huawei  - Foto: Reprodução/internet

A gigante chinesa Huawei anunciou nesta quinta-feira, 12, o retorno para o mercado brasileiro de celulares, onde havia deixado de atuar há cinco anos. Nessa volta, a multinacional vai focar em aparelhos de ponta, apostando em modelos com telas dobráveis - um segmento ainda pouco explorado por aqui.

Os modelos que estão sendo lançados pela Huawei são o Mate X6 e o Mate XT Ultimate Design - este último é o primeiro smartphone do mundo com tela que se dobra em três partes. Esses aparelhos foram lançados na China no fim de 2024, com o X6 sendo vendido por 13 mil yuans (cerca de R$ 10 mil) e o XT, por 20 mil yuans (cerca de R$ 15,5 mil).

Os preços que serão praticados no Brasil ainda não foram divulgados pela companhia, nem a data exata de início das vendas Por ora, foi informado apenas que os produtos poderão ser encontrados na Amazon, Shopee, Mercado Livre e TikTok shop.

A Huawei deixou de vender smartphones no Brasil em 2019, após ser alvo de sanção pelos Estados Unidos, mas continuou vendendo outros produtos eletrônicos, como relógios, fones de ouvido, tablets e notebooks. Ainda no primeiro governo de Donald Trump, as empresas americanas foram proibidas de fazer negócios com a Huawei.

Na prática, a Huawei ficou impossibilitada de adotar os sistemas operacionais Android e IOS nos seus celulares, sendo forçada a desenvolver um sistema próprio, o Harmony OS. Atualmente, os usuários do Harmony OS já podem rodar aplicativos tradicionais no mundo ocidental - como YouTube, Gmail, Whatsapp, Instagram ou Netflix por exemplo - por meio de outros aplicativos intermediários - como o MicroG e o Gbox - que já fazem a instalação da maioria dos aplicativos Android.

O mercado brasileiro de celulares está ficando mais concorrido. Recentemente, grandes empresas do setor de eletroeletrônicos da China desembarcaram no País com o objetivo de ampliar sua presença por aqui, como as marcas de celulares Oppo e Jovi. As empresas chegaram ao mercado com opções de aparelhos premium para competir com nomes como Samsung, Motorola e Apple.

Veja também

Newsletter