Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Reconhecimento

MV recebe pela sexta vez prêmio de melhor Prontuário Eletrônico da América Latina

Empresa com sede no Recife alcançou as mais altas notas de satisfação e foi reconhecida com o prêmio

Paulo Magnus, presidente da MVPaulo Magnus, presidente da MV - Foto: Divulgação/MV

Pelo sexto ano consecutivo, a MV, líder de mercado em desenvolvimento de softwares de gestão para a Saúde, recebeu o prêmio de melhor prontuário eletrônico do paciente (PEP) da América Latina, concedido pelo Instituto norte-americano Klas. A empresa, com sede no Recife, levou o prêmio na categoria melhor tecnologia para EMR.

A equipe formada por 51 profissionais trabalha diretamente no PEP MV, solução que integra a plataforma SOUL MV. A votação, que considerou o PEP da empresa superior aos outros players latino-americanos, é baseada no nível de satisfação de quem usa diariamente o produto: profissionais de Saúde como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

O PEP MV alcançou as notas mais altas em qualidade da solução, aprimoramento constante de produto e liderança de mercado. O CEO e fundador da MV, Paulo Magnus, com uma vida dedicada ao compromisso de tornar a gestão da Saúde mais eficiente e humanizada, define o prêmio como um orgulho para o País. “Isso é um feito extraordinário para o Brasil frente à concorrência mundial. É motivo de muita realização poder compartilhar com a comunidade da Saúde de Pernambuco esse prêmio”, comemorou.

Equipe do PEP (Foto: Divulgação/MV)

Paulo Magnus, que é considerado um dos executivos de Saúde mais influentes do Brasil, destaca a importância da equipe por trás do PEP MV para a conquista do prêmio. “Dedicamos efetivamente o prêmio a essas pessoas que participam desta evolução e em especial para a comunidade médica do Brasil, que nos ajudou na criação e na ousadia de nos dar os insights, que são, efetivamente, um grande pilar”, continuou o CEO da MV.

O prêmio fortalece o espaço da MV no mercado como fornecedora de soluções para a área da Saúde. “Esta pesquisa é o resultado da opinião dos nossos usuários, que dizem que a MV detém o melhor serviço e produto. Tenho orgulho do hexacampeonato que reforça que a MV tem o melhor prontuário”, acrescentou Paulo Magnus.

Lançado em 2002, o prontuário da MV oferece ao mercado ferramentas para transformar as instituições em hospitais digitais. Atualmente, mais de 780 hospitais no Brasil utilizam o PEP. Patrocinadora da Saúde digital pública, a empresa foi responsável pela primeira unidade pública de Saúde sem papel de Pernambuco: a UPA da Imbiribeira, no Recife, em 2010.

“Tivemos o primeiro hospital digital da América Latina, também no Recife. O PEP faz uma diferença muito grande para o público e para todos”, completou Paulo Magnus. Ele ainda ressalta a importância da multidisciplinaridade para a funcionalidade da plataforma da MV.
 

  • Foto: Divulgação/MV
    Foto: Divulgação/MV
  • Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
    Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
  • Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
    Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
  • Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
    Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
  • Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
    Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

“Uma ferramenta clínica só pode ser feita com o uso de todo o ecossistema que acaba interagindo na área clínica no dia a dia das instituições de Saúde. Não são apenas médicos, são dezenas de especialidades que interagem na construção da plataforma ou na usabilidade”, destacou Paulo Magnus. A gerente de produto do PEP, Daennye Bezerra, endossa a importância da multidisciplinaridade na rotina da comunidade de Saúde. “Aqui no Brasil, havia um pensamento que sempre era focado na figura do médico para o cuidado do paciente. Só que essa história mudou. Foram os próprios médicos que sentiram essa necessidade. Então o nosso prontuário é focado nisso da multidisciplinaridade”, disse.

As ferramentas do PEP MV, que apoiam os médicos nas decisões clínicas, a partir de tudo o que foi construído com profissionais de diversas especialidades, são desenvolvidas para colocar o paciente no centro, sobretudo nesses tempos em que a Saúde digital passa por uma revolução potencializada pela pandemia de Covid-19.

Daennye destaca que, com o PEP, o médico e os demais profissionais de Saúde usam a tecnologia a seu favor. “A tecnologia está para auxiliar esses profissionais de Saúde no melhor caminho a seguir. A pandemia acabou sendo um facilitador na introdução de tecnologia. Na transformação digital todo mundo se apegou na tecnologia, que já estava no nosso sangue”, pontuou a gerente de produto.

O feedback dos profissionais, que reconheceram o produto da MV como melhor prontuário eletrônico da América Latina, é celebrado pela gerente. “Temos relatos de vários profissionais que perguntam como viveram tanto tempo sem. Há um AI e um DI: antes e depois da implantação do PEP. O mindset dos profissionais muda totalmente”, evidencia Daennye.

Daennye Bezerra é a gerente de produtos do PEP MV (Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco)

O gerente de sistemas da MV, Tiago Calado, define o prêmio como um reconhecimento de alta relevância. “É motivo de muito orgulho para todos nós e nos incentiva a continuar trabalhando e ajudando as pessoas, porque, no final das contas, faz parte da missão da MV trazer mais eficiência na Saúde e na gestão através do uso da tecnologia”.

Por causa da pandemia, o prêmio Best in Klas será entregue de forma remota, em cerimônia virtual marcada para o dia 23 de fevereiro.

O que o futuro reserva para o PEP MV
Em 2021, a MV lançará novidades no Prontuário Eletrônico do Paciente, que vão de atualizações tecnológicas a novas funcionalidades. O produto será migrado para a linguagem HTML5 e passará por um processo de estabilização que o deixará mais rápido para o uso.

Tiago Calado lembra que a aprimoração da tecnologia com a equipe do PEP MV é um processo contínuo. “Estamos trabalhando no uso de reconhecimento de voz para a prática clínica, algo que está sendo amplamente adotado no mundo e a gente começa já este ano”, adiantou.

“Por exemplo, você narra a evolução e o software consegue transformar aquilo em texto. Não precisa digitar nada, você faz isso com o próprio smartphone”, explicou o gerente de sistemas da MV. “É a tecnologia mais moderna que temos hoje no mercado. O sistema passa a ser mais rápido, mais robusto, mais direcionado e com mais inteligência, porque a tecnologia HTML5 permite isso. Essa mudança tecnológica faz a gente direcionar para um caminho mais assertivo junto ao usuário”, definiu Daennye Bezerra.

O PEP ainda passará a abranger necessidades mais específicas ao expandir para especialidades como pediatria e cálculo de medicamentos. Assim, a solução MV será ainda mais completo para garantir segurança no cuidado ao paciente.

“Nosso desafio é que essa tecnologia possa estar integrada em todos os lugares onde os médicos passam trazendo benefícios para o cidadão”, fechou Paulo Magnus.

Números
- A MV está no mercado desde 1987
- A empresa atua na América Latina e África com mais de 2,4 mil clientes, entre hospitais, operadoras clínicas, laboratórios e centros de diagnóstico
- O PEP tem mais de 780 hospitais no Brasil 
- E em outros 9 países: Angola, Argentina, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Paraguai
- 51 pessoas trabalham diretamente no desenvolvimento do Prontuário Eletrônico do Paciente 
- Mais de 118 mil leitos gerenciados
- Mais de R$ 50 milhões investidos em pesquisa e desenvolvimento por ano
- Mais de 430 mil usuários de produtos

Veja também

Newsletter