Netflix fecha acordo inédito com francesa TF1 e vai exibir conteúdo ao vivo de canal aberto
Serviço será lançado em 2026 para assinantes na França, que terão acesso não só a eventos esportivos, como também a novelas e reality shows da emissora convencional
A Netflix anunciou nesta quarta-feira um acordo para transmitir ao vivo a programação de um canal de TV aberto, o francês TF1. É a primeira vez que a plataforma de streaming americana faz um acordo do tipo, que inclui a transmissão dos programas de uma emissora convencional.
A Netflix já vinha oferecendo a seus assinantes eventos ao vivo, como os jogos da Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) e campeonatos de luta livre, que são populares nos EUA. A parceria na França vai além, oferecendo conteúdo tradicional de transmissão ao vivo, como dramas e reality shows.
O serviço será lançado em meados de 2026, declarou Greg Peters, codiretor executivo da Netflix, à agência de notícias AFP.
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Os assinantes da Netflix na França terão acesso aos cinco canais de TV da TF1 e ao conteúdo da plataforma de streaming própria do grupo, TF1+, tudo isso “sem sair do ambiente da Netflix” em suas smart TVs ou outros dispositivos, segundo informou a empresa americana em comunicado.
Eles poderão assistir ao vivo a reality shows como "The Voice", eventos esportivos e novelas. A TF1 e a Netflix já são parceiros há anos em co-produções como o drama histórico “Le Bazar de la Charité” (2019). Mas a parceria para a transmissão de conteúdo do TF1 na Netflix é inédito e causou surpresa depois dos esforços feitos pelo grupo para tentar que seu próprio serviço de streaming, o TF1+ alçasse voo próprio.
A plataforma de streaming TF1+ aspira se tornar a oferta gratuita mais popular da França e do mundo francófono em geral.
— TF1+ é e continuará sendo o centro da nossa estratégia — declarou à AFP o diretor-geral Rodolphe Belmer antes do anúncio.
Belmer insistiu que o acordo não representa um risco de “canibalização” para o TF1+ e o classificou como “verdadeiramente complementar” em um cenário midiático com audiências fragmentadas e consumo cada vez maior de conteúdo sob demanda.
Ele acrescentou que o grupo TF1 realizou “muitas análises” e espera um efeito comercial “claramente positivo”.
Por parte da Netflix, “a TF1 é muito forte em esportes e transmissões ao vivo, áreas nas quais não atuamos de forma significativa no momento”, explicou Peters, que também elogiou a qualidade das produções de ficção do grupo.
A Netflix anunciou em 2022 que havia superado os 10 milhões de lares assinantes na França e, desde então, tem reportado crescimento, embora sem fornecer números concretos.
Segundo dados do Financial Times, o grupo TF1 tem audiência de 58 milhões de espectadores e alcança 35 milhões em seu streaming TF1+.

