Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
HABITAÇÃO

Pernambuco lidera obras do Minha Casa, Minha Vida no Brasil

Estado inicia seis empreendimentos em uma semana, com mais de 500 unidades em terrenos doados pelo governo e investimentos em infraestrutura

Foto: Divulgação

Pernambuco voltou a se destacar no cenário nacional das políticas habitacionais. De acordo com dados divulgados pelo Ministério das Cidades, o estado foi o que mais iniciou obras do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) em todo o país entre os dias 21 e 28 de julho de 2025. No período, seis novos empreendimentos começaram a ser construídos, dos quais quatro estão em terrenos doados pelo Governo do Estado, totalizando 512 novas unidades habitacionais e beneficiando diretamente cerca de 2 mil pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos.

Esse avanço é fruto de uma ação articulada do Governo de Pernambuco, que criou um grupo de trabalho específico para acelerar as contratações do MCMV. Instituído por decreto da governadora Raquel Lyra, o grupo reúne diversas instituições estaduais e atua em conjunto com a Caixa Econômica Federal e os municípios. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) acompanha tecnicamente cada etapa dos contratos e do início das obras.

Além da cessão de terrenos, o Estado está investindo mais de R$ 4,6 milhões em obras de infraestrutura externa, como vias de acesso, drenagem e rede de abastecimento de água, para garantir pleno funcionamento dos conjuntos habitacionais após a entrega.

As novas unidades habitacionais estão distribuídas em quatro municípios pernambucanos:

Vitória de Santo Antão, com os módulos I, II e III do Residencial Ipa Vitória (400 unidades);

Salgueiro, com o Residencial Salgueiro CXVI - Módulo I (112 unidades);

Igarassu, com o Residencial Parque Igarassu I (192 unidades);

Recife, com o Residencial Caranguejo Tabaiares (280 unidades).

Enquanto os empreendimentos em Vitória e Salgueiro foram erguidos em terrenos doados pelo governo estadual, os de Igarassu e Recife utilizam áreas adquiridas por outros meios.

“Esses resultados comprovam que Pernambuco está na linha de frente das políticas públicas de habitação no Brasil. A combinação de agilidade, articulação com os municípios, apoio técnico e contrapartida do Estado tem feito a diferença”, destacou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Segundo a titular da Seduh, Pernambuco tem reforçado sua liderança no Nordeste, com forte atuação na Faixa 1 do programa, voltada para famílias de baixa renda. “Com essa nova etapa de obras, o estado consolida seu protagonismo na implementação do Minha Casa, Minha Vida”, completou.

Além das obras em andamento, o Estado está na fase final de liberação de mais 13 contratos junto à Caixa Econômica Federal, que abrangem nove municípios e totalizam 1.470 novas unidades habitacionais, com previsão de início ainda nos próximos dias. As cidades e empreendimentos previstos incluem:

Gravatá: Residencial Riacho do Mel II - Módulo I – 104 unidades

Belo Jardim: Residencial Belo Jardim Km 180 - Módulo I – 144 unidades

São Benedito do Sul: Residenciais Módulos I, III e IV – 150 unidades

Vitória de Santo Antão: Residencial Ipa Vitória – Módulos I, II e III – 400 unidades

Carpina: Residencial CTI Carpina - Módulo I – 144 unidades

Recife: Residencial Engenho do Meio – 128 unidades

Pesqueira, Santa Cruz e Salgueiro: com 144, 144 e 112 unidades, respectivamente – totalizando 400 unidades em fase de execução

Essas contratações fazem parte do programa Morar Bem Pernambuco, criado para impulsionar o acesso à moradia no estado. A articulação é conduzida por um grupo de trabalho específico do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), que integra diferentes secretarias e órgãos estaduais, em parceria com as prefeituras e a Caixa.

 

Veja também

Newsletter