Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Inovação

Porto de Suape: nova identidade visual é lançada para reposicionar o atracadouro

O evento, realizado no Coco Bambu, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, reuniu autoridades, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice-governadora Priscila Krause

Porto de Suape: nova identidade visual é lançada para reposicionar o atracadouroPorto de Suape: nova identidade visual é lançada para reposicionar o atracadouro - Foto: Felipe Ribeiro/Folha de Pernambuco

O Complexo Industrial Portuário de Suape apresentou a nova marca que aponta para a modernização e o reposicionamento do atracadouro. A partir da identidade visual, o objetivo é que o porto se consolide nacionalmente e internacionalmente, atraindo mais investimentos. O evento de lançamento, realizado nesta segunda-feira (22), reuniu autoridades, incluindo a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice-governadora Priscila Krause. 

Com mais de 40 anos de história, o Porto de Suape soma 90 empresas, mais de 25 mil trabalhadores e R$ 74,5 bilhões em investimentos privados. Os números demonstram a dimensão estratégica do porto. 

A designer e ilustradora pernambucana Bel Andrade Lima, que assina a nova identidade visual, incorporou à logomarca o sol da bandeira do estado. As cores também mudaram do tradicional verde para o azul da mesma tonalidade da bandeira pernambucana. 

"A gente vive um momento diferente, onde investimentos estruturadores sonhados há muito tempo estão acontecendo. A própria dragagem do porto externo e interno; a requalificação do molhe de Suape; investimentos como a retomada de Refinaria Abreu e Lima, algo em torno de R$ 8 bilhões; o novo terminal de contêineres da Maersk, mais R$ 2 bilhões. Cada planta que está instalada são de multinacionais e empresas nacionais que têm dobrado a sua capacidade de entrega, que tem investido muito", afirmou Raquel Lyra. 

A sócia-fundadora da Blackninja, Renata Gusmão, agência responsável pelo desenvolvimento do rebranding, apresentou a nova marca ao público e explicou todo o conceito construído ao longo de dez meses. 

“A gente precisava de uma marca que, por um lado, conversasse e fosse completamente reconhecida pelo pernambucano, mas por outro lado também estivesse numa mesa de negociação, numa apresentação internacional, de igual para igual com os grandes players do mundo. Para esse desafio, a gente chamou Bel Andrade Lima, que é uma artista plástica pernambucana, uma talentosa designer que já fez trabalhos para grandes marcas nacionais”, disse.  

O presidente do Conselho de Administração do Porto de Suape, Paulo Sales, destacou a importância da nova era do complexo industrial. 

“O que a gente está buscando aqui não é mudar uma marca só. A gente está querendo levantar uma nova vocação de Suape. Queremos fazer com que o presente que Deus nos deu, que é a geografia quase que pronta para um porto, seja ainda mais compartilhado com o povo de Pernambuco e do Brasil”, pontuou. 

Já o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, mencionou que o Porto de Suape ressurge e renasce com a missão ainda mais ousada de garantir para Pernambuco os investimentos que são necessários para o estado. 

“A gente traz para essa marca uma maior aproximação com a identidade de Pernambuco, da nossa bandeira que tanto nos orgulha, e ao mesmo tempo com uma linha de comunicação mais global que possa ser entendido fora do Brasil. Como se sabe, os grandes portos levam normalmente os nomes de suas cidades, o Porto de Santos, o Porto de Rotterdam, o Porto de Houston. Nós temos uma situação distinta aqui em Suape. A ideia da gente nessa virada de comunicação é criar uma identificação cada vez maior com o estado de Pernambuco e apresentar o porto como um porto do Brasil.” 

Na cerimônia, o diretor de Desenvolvimento e Gestão Portuária de Suape, Rinaldo Lira, representou o presidente do Porto de Suape, Armando Monteiro Bisneto. Ele leu o discurso preparado pelo gestor para o lançamento. 

“Estamos aqui para celebrar juntos o novo marco na trajetória do nosso porto-indústria. Um marco que vai além dos símbolos e das cores. A empresa se reposiciona no mercado como uma base de desenvolvimento sustentável, inovação e transição energética, sempre com respeito ao meio ambiente, responsabilidade social e renovando compromissos com o futuro. Suape é um pernambucano raiz, o que muito nos orgulha e isso está ainda mais forte na nossa nova identidade visual.”

Veja também

Newsletter