Recife em busca de um planeta mais sustentável
Prefeitura do Recife estuda a criação de políticas públicas para que empresas interessadas em se instalar na cidade possam investir de olho na geração de energia limpa
A cidade do Recife está cada vez mais focada em atrair e desenvolver ações que estejam alinhadas com um planeta mais sustentável. Com a pauta das energias renováveis cada vez mais evidente, a Prefeitura do Recife já estuda a criação de políticas públicas, ações e estímulos para que empresas que queiram se instalar na cidade possam investir e desenvolver ações seguindo essas práticas, e tornando a cidade cada vez mais geradora de energia limpa.
Segundo o especialista em investimentos em sustentabilidade do Investe Recife - que é uma gerência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Thiago Araújo, o intuito é que empresas que venham a se instalar na cidade desenvolvam ações que possam criar práticas mais sustentáveis. “O que estamos buscando é estruturar uma política energética renovável”, disse.
De acordo com ele, a adoção de práticas mais sustentáveis na energia pode beneficiar ainda a geração de empregos na cidade. “Em Recife, a gente consegue ser beneficiado com escritórios que possam ser instalados, startups, com a comercialização a partir de um hub de hidrogênio verde. O que fica atrelado ao conglomerado pode beneficiar com oportunidades também de emprego e novos investimentos, já que com a exigência de práticas mais verdes, a aplicação das medidas vai necessitar de mão de obra da cidade”, declarou.
Leia também
• Prefeitura do Recife investe em projeto para reestruturação da rede municipal de saúde
• Com novo sistema, Prefeitura do Recife anuncia início de matrícula on-line para novatos
• Prefeitura do Recife intermedia contratação de trabalhadores para rede de mercados e restaurantes
Uma forma de contribuir para instalar e atrair projetos, consolidando a cidade como um polo importante de energia limpa, é uma atuação alinhada com outras pastas, como a Secretaria de Meio Ambiente.
“Nosso próximo passo em 2023 é uma aproximação maior com a Secretaria de Meio Ambiente. Nosso intuito é ter essa aproximação para deixar alinhado o que acontece, para dar uma melhor orientação a um empreendedor, a quem quiser investir na nossa cidade, dando um apoio para mostrar quais caminhos seguir”, afirmou Araújo.
especialista em investimentos em sustentabilidade do Investe Recife - que é uma gerência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), Thiago Araújo | Foto: Ed Machado/Folha de PernabucoPPP de Energia
A Prefeitura está desenvolvendo estudos de implantação de Parceria Público-Privada para geração de energia fotovoltaica (solar), com o objetivo de redução dos custos e garantia de consumo de energia elétrica renovável em equipamentos públicos municipais, com destaque para prédios das redes de ensino e saúde.
As alternativas do Ambiente de Contratação Livre e de Geração Distribuída estão avaliadas para as unidades consumidoras de alta e de baixa tensão. Os estudos são realizados por meio de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e já se encontram em fase de ajustes para adequação às necessidades sociais e ambientais e atender às premissas da PCR. O projeto está sob o gerenciamento da Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas (SEPE) e a previsão é que o edital seja lançado no primeiro trimestre de 2023.
Outras práticas
Além de desenvolver essas ações, a Prefeitura do Recife tem atuado para reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) até o ano de 2050. Para isso, a gestão tem investido na troca de todo o parque de iluminação pública da cidade por lâmpadas em LED, está expandindo a cobertura vegetal por meio do plantio de árvores, além de instalar placas solares nos equipamentos públicos e ampliar a malha cicloviária da cidade.
Recentemente, a PCR lançou o programa Escola Solar no Grau, iniciativa que prevê a instalação de placas solares nas escolas da rede municipal de ensino. Nesta primeira etapa, 40 unidades escolares serão contempladas com placas fotovoltaicas, gerando energia para um conjunto de 94 escolas. Por ano, a iniciativa vai trazer economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões aos cofres públicos.
Atualmente a prefeitura da cidade já contribui com a sustentabilidade e economiza recursos através da usina solar fotovoltaica do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR). Em uma parceria entre o poder municipal e a Neoenergia (Celpe), com o apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), desde agosto do ano passado, a fonte renovável de energia instalada no local gera cerca de 40 GWh/mês, que permitem uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde. Na cobertura do centro hospitalar, uma área de 1.580 m², foram instalados 728 módulos de 440 kWp.

