Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
LRF

Rio Grande do Norte ultrapassa limite da Lei de Responsabilidade Fiscal com despesas de pessoal

Dados são do Relatório de Gestão Fiscal em Foco dos Estados + DF relativo ao 2º quadrimestre de 2025, publicado nesta terça (21), pelo Tesouro Nacional

RN ultrapassou limite permitido pela LRFRN ultrapassou limite permitido pela LRF - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Ministério da Fazenda divulgou nesta terça-feira (21), que o Rio Grande do Norte ultrapassou o limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para despesas com pessoal no segundo quadrimestre de 2025.

O limite para o Poder Executivo era de 49% da receita corrente líquida e o Estado registrou comprometimento de 55,73% no período.

Já o limite estabelecido para o Poder Legislativo é de 3% da receita corrente líquida. Este foi excedido em Alagoas (3,58%) e Roraima (3,84%). Os limites previstos para o Poder Judiciário (6%) e Ministério Público (2%) foram respeitados por todos os entes.

Os dados são do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) em Foco dos Estados + DF relativo ao 2º quadrimestre de 2025, publicado nesta terça-feira pelo Tesouro Nacional.

Os Estados com maiores valores de Dívida Consolidada Líquida (DCL) pela Receita Corrente Líquida (RCL) são o Rio de Janeiro (202%), cujo valor ultrapassa o limite estabelecido pelo Senado Federal, seguido pelo Rio Grande do Sul (177%) e Minas Gerais (150%).

Sobre precatórios, os Estados que apresentaram os maiores índices desse tipo de gasto em relação à RCL foram Rio Grande do Sul (27%), Rio Grande do Norte (25%) e Paraíba (22%).

Os Estados do Amapá (0%), Mato Grosso do Sul (0%), e o Espírito Santo (1%) por sua vez, registraram comprometimento próximo ou menor que 1% nesse tipo de dívida.

Veja também

Newsletter