V.tal abre novo Edge Data Center em Fortaleza; entenda como o empreendimento impacta todo o Brasil
O empreendimento possui capacidade de 4MW (megawatt) - energia suficiente para abastecer 10 mil residências
Fortaleza, CE - Com investimento superior a R$ 200 milhões, o Nordeste ganhou um novo espaço tecnológico que promete conectar e transmitir com mais rapidez e segurança dados via rede de fibra óptica para empresas de telecomunicações, provedores de internet e OTTs. Isso porque a empresa V.tal inaugurou, na manhã desta sexta-feira (3), mais um Edge Data Center (EDC) na cidade de Fortaleza, no Ceará.
O espaço, chamado “Big Lobster”, localizado na Praia do Futuro, nas proximidades do primeiro empreendimento já existente na região, possui capacidade de 4MW (megawatt) - energia suficiente para abastecer 10 mil residências -, além de suporte para 400 racks, que estão integrados a cabos submarinos (Cable Landing Station - CLS) conectados a outros estados brasileiros e cinco países.
De acordo com a V.tal, agora, o complexo, que possui mais de 7 mil metros quadrados, oferece capacidade superior a 5MW, com mais de 600 posições de racks. A construção do novo espaço gerou 40 empregos diretos e mais de 700 indiretos.
"Com a inauguração do novo Edge Data Center, a empresa se consolida como ecossistema de soluções de infraestrutura neutra, que oferece robustez. Este novo sítio, localizado na cidade que é um dos maiores hubs de cabos submarinos do mundo, terá um papel estratégico para melhorar nossas operações no Brasil e nos demais países" afirmou o vice-presidente de engenharia da V.tal, Cícero Olivieri.
O segundo EDC da V.tal promete conectar e transmitir com mais rapidez e segurança dados via rede de fibra óptica para empresas de telecomunicações, provedores de internet e OTTs | Foto: V.tal/DivulgaçãoA estrutura conta com quatro salas equipadas e cinco geradores de energia que permitem a transmissão contínua dos dados e sistema de redundância para uma maior segurança em eventuais interferências externas.
A inauguração do espaço foi prestigiada por clientes e também contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do estado, Salmito Filho.
"Considero muito importante para que a gente possa ter aqui mais desenvolvimento econômico e geração de empregos qualificados. Investimentos como esse fortalecem o Ceará como estado referência na área da tecnologia. A meta é que, até 2026, todo o território cearense seja contemplado com o 5G, o que vai favorecer discutirmos telemedicina, 5G em todas as escolas, universidades e serviços públicos", destacou o governador.
Todo o complexo recebeu certificação ISO 27001 por utilizar um sistema de gestão eficiente no serviço de aluguel do espaço de hospedagem web, garantindo disponibilidade permanente em energia, climatização, segurança contra incêndio e monitoramento.
De acordo com o secretário Salmito Filho, o investimento possibilita mais infraestrutura digital para o desenvolvimento da economia 4.0 e da tecnologia 5G.
"O Ceará tem se preparado nessa infraestrutura digital. Tem a vantagem competitiva dos cabos de fibra óptica, que chegam por uma posição geográfica estratégica. A intenção é avançar com a construção de polos tecnológicos e construir ecossistemas", informou o secretário.
Com o novo “Big Lobster”, a V.tal passa a administrar quatro Edge Data Centers, sendo dois em Fortaleza, um no Rio de Janeiro e outro em Barranquilla, na Colômbia, conectados por 26 mil quilômetros de cabos ópticos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Venezuela, Colômbia, a Bermudas e aos Estados Unidos.
“A V.tal vai investir na ampliação do seu parque de data centers porque complementa a nossa capilaridade e presença em todas as regiões do Brasil, além de atender às demandas presentes e futuras dos nossos clientes, em função de inovações e novas tecnologias que têm surgido”, informou o vice-presidente de Estratégia da V.tal, Eduardo Silveira.
Ampliação das operações no Brasil e no exterior
A V.tal também deu início ao projeto de implantação de um Edge Data Center de 4MW na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que concentra vários pólos tecnológicos, visando a atender clientes dos países que fazem fronteira com o Brasil.
“Já compramos o terreno e já temos o endereço do novo Data Center de Porto Alegre, que também será de 4MW, equivalente ao de Fortaleza. A gente prioriza cidades fora do nicho Rio-São Paulo”, afirmou Eduardo Silveira, informando que a construção da estrutura integra o plano de expansão da V.tal, que investiu R$ 4,5 bilhões ao longo de 2022.
Além do Rio Grande do Sul, a V.tal também está ampliando sua capacidade em Barranquilla, na Colômbia, onde já possui uma CLS e um Edge Data Center integrados com capacidade de 500kW e 80 racks.
A nova instalação, prevista para ser inaugurada no segundo semestre deste ano, terá capacidade de 2MW e espaço para até 200 racks. Com isso, quando concluído, o complexo de Barranquilla possuirá capacidade superior a 2,5MW e 280 posições de racks.
De acordo com a empresa, o local está em posição geográfica estratégica para atendimento de clientes dos Estados Unidos.
Sobre a V.tal
A V.tal é uma empresa de soluções de infraestrutura digital fim-a-fim e detentora da maior rede neutra de fibra óptica no Brasil, com 430 mil quilômetros de fibra óptica terrestre, conectando mais de 2 mil municípios brasileiros e 26 mil quilômetros de cabos submarinos que ligam o Brasil à Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Bermudas e Estados Unidos.
A empresa é controlada pelos fundos de investimentos do BTG Pactual.
* A repórter viajou para Fortaleza a convite da V.tal

