Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Olimpíadas

África do Sul quer sediar Jogos Olímpicos em 2036 ou 2040

A Cidade do Cabo se candidatou para sediar os Jogos Olímpicos de 2004, que acabou sendo disputada em Atenas após uma votação em 1997

Este é um "compromisso preliminar e exploratório", explicou NtshavheniEste é um "compromisso preliminar e exploratório", explicou Ntshavheni - Foto: Christophe Moratal/IOC

A África do Sul pretende lançar sua candidatura para receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036 ou de 2040, anunciou nesta quinta-feira (13) o Ministro da Presidência, Khumbudzo Ntshavheni, sem especificar o nome da possível cidade-sede.

O primeiro país do continente a organizar a Copa do Mundo da Fifa, em 2010, a África do Sul iniciará um diálogo contínuo com o Comitê Olímpico Internacional (COI), atualmente presidido pela zimbabuana Kirsty Coventry.

Este é um “compromisso preliminar e exploratório”, explicou Ntshavheni durante uma coletiva de imprensa.

A Cidade do Cabo se candidatou para sediar os Jogos Olímpicos de 2004, que acabou sendo disputada em Atenas após uma votação em 1997.

“O governo está confirmado de que a África do Sul está pronta e capacitada para sediar os Jogos Olímpicos, dado o nível de infraestrutura que possui e o fato de que os investimentos necessários para aprimorá-la não são significativos”, afirmou o ministro.

Durante uma visita ao país em outubro de 2024, o ex-presidente do COI, Thomas Bach, considerou que a África do Sul tinha “a estabilidade, a infraestrutura e a visão para sediar os Jogos Olímpicos”.

Em 2026, Dakar se tornará a primeira cidade do continente africano a sediar os Jogos Olímpicos da Juventude, de 31 de outubro a 14 de novembro.

Os próximos Jogos Olímpicos de Verão, em 2028, serão realizados em Los Angeles, e os seguintes, em 2032, foram premiados em Brisbane, na Austrália.

Em meio a um impulso na área esportiva, a África do Sul é candidata a receber um Grande Prêmio de Fórmula 1 em seu histórico circuito de Kyalami, perto de Joanesburgo, a partir de 2027.

O país, o mais industrializado de África, também será o principal anfitrião do Mundial de Críquete Masculino em 2027, que também será realizado na Namíbia e no Zimbábue.

Veja também

Newsletter