Logo Folha de Pernambuco

Futebol

CBF define calendário do futebol brasileiro em 2025; veja como isso afeta os pernambucanos

Série C permanecerá no formato atual, enquanto Série B acaba um mês antes da Série A - Brasileirão terá recesso em junho por conta do Mundial

Brasileirão 2025 terá novidadesBrasileirão 2025 terá novidades - Foto: Fernando Torres/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta terça-feira (12) o calendário do futebol brasileiro em 2025. Dentre as principais novidades está uma redução das datas dos estaduais, com início programado para o dia 12 de janeiro e término dia 26 de março. A Série A começa dia 29 de março e termina 21 de dezembro - um mês depois da Série B, com fim previsto para 22 de novembro.

O Brasileirão terá um recesso entre os dias 15 de junho e 13 de julho por conta da disputa do Mundial de Clubes. No período, os times poderão ainda realizar treinamentos e amistosos no exterior.

A competição terá a presenças de quatro clubes do Brasil: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e do ganhador da edição de 2024 da Libertadores da América, que será decidida entre Botafogo e Atlético-MG, no dia 30 de novembro, no Monumental de Núñez, na Argentina. 

A Supercopa do Brasil 2025, competição em jogo único entre o campeão da Série A contra o da Copa do Brasil, ambos do ano anterior, será disputada no dia 2 de fevereiro, em Belém/PA.

A Série B começa dia 5 de abril e vai até 22 de novembro. A competição pode ter a presença do Sport, caso o clube não consiga o acesso à Série A. Já a Série C, com Náutico e Retrô representando Pernambuco, será disputada entre 13 de abril e 26 de outubro, mantendo o formato atual de turno único e dois quadrangulares.

O modelo da Série C é diferente do que a Fênix de Camaragibe gostaria. O presidente da equipe, Laércio Guerra, organizou um grupo com outros representantes do Nordeste no torneio para fazer com que o campeonato tivesse turno e returno, assim como as Séries A e B, com um calendário contendo as 38 rodadas.

Voltando à Série D, o Santa Cruz começará a caminhada em busca do acesso no dia 13 de abril, com a competição seguindo até 28 de setembro. O Central será outro pernambucano participante.

No caso do Campeonato Pernambucano, o torneio terá 15 datas, duas a menos do que em 2024. Além disso, serão três rebaixados e apenas um clube sairá da Série A2 para a elite. Em 2026, a tendência é que a competição tenha apenas 11 datas, com apenas oito clubes participantes. 

A Libertadores da América será disputada entre os dias 5 de fevereiro e 29 de novembro. A Sul-Americana, de 5 de março até 22 de novembro. A Recopa, com os ganhadores de 2024 das duas competições citadas, acontecerá nas datas de 19 e 26 de fevereiro.

"Conseguimos com muito diálogo fazer um calendário melhor para clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro. Dialogamos exaustivamente com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes, que representa 124 clubes que disputam as quatro séries do Campeonato Brasileiro, e contamos com o apoio dessas instituições para avançarmos. O Brasileiro vai durar dez meses, acrescentamos a paralisação do campeonato durante o Mundial de Clubes da Fifa e ainda conseguimos manter as Datas Fifas sem jogos no calendário brasileiro'', anunciou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. 

Veja também

Napoli bate Udinese fora e segue na cola da Atalanta no Italiano; Juventus empata com lanterna
CAMPEONATO ITALIANO

Napoli bate Udinese fora e segue na cola da Atalanta no Italiano; Juventus empata com lanterna

Skatistas brasileiros são eliminados na fase preliminar do Super Crown em São Paulo
SKATE

Skatistas brasileiros são eliminados na fase preliminar do Super Crown em São Paulo

Newsletter