Inglaterra vence Escócia em amistoso para comemorar 150 anos de rivalidade
A Escócia diminuiu com um gol contra de Harry Maguire, que havia entrado no intervalo
A Inglaterra, liderada pelos seus jovens talentos Phil Foden e Jude Bellignham, venceu a Escócia por 3 a 1, nesta terça-feira (12), em Glasgow, num amistoso organizado para comemorar os 150 anos deste duelo entre vizinhos e rivais.
Os atuais vice-campeões europeus superaram a 'Tartan Army' com gols de Foden (32'), Bellingham (35') e seu capitão Harry Kane (81').
A Escócia diminuiu com um gol contra de Harry Maguire (67'), que havia entrado no intervalo.
Leia também
• Espanha goleia Chipre nas Eliminatórias da Euro-2024
• Itália vence Ucrânia em casa e é 2ª do Grupo C das Eliminatórias da Euro-2024
• Sandro Tonali desfalcará Itália contra a Ucrânia nas Eliminatórias da Euro
Os anfitriões tinham grandes esperanças de uma vitória histórica no jogo entre seleções mais antigo do futebol mundial, depois de vitórias impressionantes sobre a Espanha e a Noruega de Erling Haaland nos últimos meses.
Mas a Escócia, embora esteja quase garantida na Euro-2024, não resistiu diante da seleção dos Três Leões.
Gareth Southgate fez seis alterações em relação ao time que perdeu os primeiros pontos nas Eliminatórias para a Euro 2024 no empate de 1 a 1 contra a Ucrânia, no sábado.
Na véspera do jogo, Southgate saudou o 116º confronto entre as seleções como a renovação de uma "grande rivalidade esportiva".
No entanto, o lado sombrio da animosidade entre os dois grupos de torcedores ficou evidente antes mesmo do pontapé inicial.
Depois de o hino nacional inglês ser abafado por um coro de vaias, um minuto de silêncio para o ex-técnico escocês Craig Brown foi interrompido pelos torcedores visitantes.
Desde o início do jogo, a Inglaterra dominou, embora tenha demorado mais de meia hora para abrir o placar.
Após um cruzamento de Kyle Walker, seu companheiro de Manchester City Foden marcou seu quarto gol pela seleção inglesa.
Apenas dois minutos depois, a Escócia sofreu outro duro golpe em um vacilo de Andy Robertson dentro da sua própria área. A bola sobrou para Jude Bellingham que não perdoou.
A Escócia aumentou a intensidade após o intervalo e foi recompensada por um erro, desta vez de Maguire.
Robertson compensou sua falha anterior, quando o capitão da Escócia chutou cruzado e a bola foi desviada para a rede pelo zagueiro do Manchester United.
A seleção escocesa se animou e John McGinn teve uma grande chance de empatar, de cabeça.
Mas Harry Kane deu tranquilidade a sua equipe marcando seu 59º gol com a camisa da Inglaterra, após uma bela jogada de Bellingham que fez uma ótima partida.
"Usei o último jogo (contra a Ucrânia) como motivação e esta noite era mais do que um amistoso, era muito importante para os torcedores", disse Bellingham.
A Inglaterra prolongou assim a longa invencibilidade diante da Escócia, cuja última vitória ocorreu em 1999.

