Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Jordânia se classifica para sua 1ª Copa do Mundo; Coreia do Sul também garante vaga

Apenas uma vaga direta no continente asiático está em aberto

Jordânia consegue classificação para Copa do Mundo pela primeira vez em sua história Jordânia consegue classificação para Copa do Mundo pela primeira vez em sua história  - Foto: Divulgação/@jordan.fa

A Jordânia se classificou para sua primeira Copa do Mundo nesta quinta-feira (5), após uma vitória por 3x0 sobre Omã na penúltima rodada das Eliminatórias Asiáticas.

Com esse triunfo, a Jordânia, segunda colocada do Grupo B, não pode mais ser alcançada pelo Iraque (3º), que perdeu por 2x0 para a Coreia do Sul, primeira colocada e também classificada.

Na última rodada, os sul-coreanos vão enfrentar o Kuwait, enquanto a Jordânia terá como adversário o Iraque.

Os jordanianos, comandados pelo técnico marroquino Jamal Sellami, venceram graças a um hat-trick de Ali Olwan, com um de seus três gols sendo marcado de pênalti.

Oh Hyeon-gyu e Kim Jin-gyu marcaram para a Coreia do Sul contra uma seleção iraquiana que ficou reduzida a dez jogadores logo aos 26 minutos, após a expulsão de Ali Al-Hamadi que cometeu uma falta em Cho Yu-min.

"Nossa equipe mereceu esta classificação histórica. Estamos orgulhosos dos jogadores e dos responsáveis", declarou o Rei Abdullah II da Jordânia em um comunicado.

Festa do povo jordaniano com a classificação para Copa do Mundo Festa do povo jordaniano com a classificação para Copa do Mundo - Foto: Khalil Mazeaawi / AFP

O Iraque está em terceiro no Grupo B, com Omã e Palestina ainda com chances de avançar para a quarta fase das Eliminatórias. A Palestina, que derrotou o Kuwait por 2 a 0 em Ardhiya, recebe Omã na terça-feira, enquanto o Iraque enfrenta a Jordânia em Amã.

Coreia do Sul e Jordânia se tornaram o nono e o décimo países, respectivamente, a se classificarem para a Copa do Mundo de 2026, que contará com 48 seleções e será co-sediada por Estados Unidos, Canadá e México.

As duas seleções se juntam assim aos três países-sede, além do Uzbequistão — também classificado nesta quinta-feira —, Japão, Nova Zelândia, Irã e a campeã mundial Argentina.

Veja também

Newsletter