Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Média de idade de reforços do Náutico criam perfil mais "cascudo" de equipe de Marquinhos Santos

Dos oito nomes que o Timbu acertou para atuar na temporada que vem, quatro passaram dos 30 anos

Marquinhos Santos, técnico do NáuticoMarquinhos Santos, técnico do Náutico - Foto: Gabriel França/CNC

Diversos treinadores e dirigentes que passaram pela Série C do Campeonato Brasileiro já indicaram que o torneio exige que os clubes tenham um elenco de atletas mais experientes. O chamado “perfil cascudo”, de quem já atuou pela competição ou que tem bagagem de sobra para ajudar na caminhada rumo ao acesso à Série B. A julgar pela montagem do Náutico para 2025, os alvirrubros estão seguindo pelo mesmo caminho.

Trintões

Até o momento, o Náutico oficializou apenas dois reforços: o lateral-esquerdo Igor Fernandes e o goleiro Wellerson. O primeiro, de 32 anos. O segundo, 27. Além deles, o Timbu deve anunciar mais seis nomes. Desses, três de 34 anos: o goleiro Douglas Borges e os zagueiros Fagner Alemão e Rayan. Os mais jovens da lista são o lateral Marcos Ytalo (28) e os atacantes Hélio Borges (24) e Geovane (26).

Somando a média de idade dos oito da lista, o resultado é de 29,8 anos para cada reforço. Vale lembrar que o Náutico ainda tem no elenco outros nomes experientes como Arnaldo (32), Luiz Paulo (31), Renato Alves (32), Paulo Sérgio (35) e Bruno Mezenga (36).

Em termos de comparação, o Náutico, no final do ano passado, teve uma média 26,8 anos dos primeiros 20 reforços do clube. Da lista, 70% tinham menos de 30 anos. Considerando o grupo que defendeu o Timbu durante 2024, a média ficou em 27.

No ano passado, o Náutico também teve no elenco nomes como dos goleiros Vagner (35) e Deivity (33); os zagueiros Joécio (39), Perema (32); além dos atacantes Felipe Ferreira (30), Júlio César (30), Ray Vanegas (31), Leandro Barcia (32) e Cléo Silva (35).

Contrapartida

Campeão da Copa Pernambuco sub-20, o Náutico deve integrar alguns atletas que participaram da campanha vitoriosa. Um dos que vai reforçar o profissional é o atacante Kauan Maranhão, autor do gol do título e que também já atuou na equipe principal no ano anterior. O atacante Kayon, o lateral Juan e o zagueiro Felipe Santana também devem se juntar ao grupo, que já tem os pratas da casa Samuel, de 20 anos, e Felipe Redaelli (21).

Vale citar que o Samuel Otusanya, do América, está em fase de testes no Náutico. O atacante nigeriano de 20 anos estava no Haugesund, da Noruega, mas foi comprado pelo América por R$ 360 mil. Caso seja aprovado pelo Timbu, pode ficar em definitivo, reforçando a equipe do técnico Marquinhos Santos. 

Veja também

Justiça argentina absolve jogadores de rugby franceses acusados de estupro
Rugby

Justiça argentina absolve jogadores de rugby franceses acusados de estupro

Vitor Roque desabafa sobre o Barcelona, cita Vini Jr. e diz que pensou em voltar ao Brasil
FUTEBOL

Vitor Roque desabafa sobre o Barcelona, cita Vini Jr. e diz que pensou em voltar ao Brasil

Newsletter