Sex, 26 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FUTEBOL INTERNACIONAL

Napoli bate a Juventus e pode ser campeão italiano na próxima rodada

Napolitanos abrem 17 pontos a sete rodadas para o fim da Serie A

Jogadores do Napoli celebra vitória sobre a JuveJogadores do Napoli celebra vitória sobre a Juve - Foto: Isabella Bonotto/AFP

O líder Napoli venceu a Juventus por 1 a 0 nos acréscimos neste domingo, em Turim, em jogo da 31ª rodada da Serie A, e agora tem a chance de garantir o tão sonhado título já no próximo fim de semana. Após a derrota da Lazio no sábado, o clube napolitano aumentou a vantagem na liderança do Campeonato Italiano para 17 pontos, faltando sete rodadas para o fim.

O terceiro 'scudetto' do clube do sul da Itália, mais de três décadas depois dos dois primeiros da era Maradona (1987 e 1990), pode ser conquistado matematicamente na próxima rodada se o Napoli derrotar a Salernitana em casa no sábado e a Lazio não vencer a Inter no domingo, no estádio San Siro.

O Napoli venceu em Turim em um final eletrizante, graças a um chute de primeira do atacante Giacomo Raspadori (90+3'). Os 'bianconeri' tiveram dois gols anulados na partida.

O tento do argentino Angel Di Maria foi invalidado devido a uma falta cometida por Arkadiusz Milik no início do lance (82'). E o outro gol, de Dusan Vlahovic, foi anulado porque a bola havia saído pouco antes (90+1').
 

A Juve, derrotada pela terceira vez consecutiva na Serie A, perdeu a oportunidade de tomar da Lazio a vice-liderança e encerra com gosto amargo uma boa semana em que se classificou para as semifinais da Liga Europa e recuperou, pelo menos temporariamente, os 15 pontos de penalização que havia sofrido.

Milan e Inter vencem
Mais cedo, dois gols de Rafael Leão, o grande destaque da classificação do Milan às semifinais da Liga dos Campeões, contra o Napoli, deram aos 'rossoneri' (5º) valiosos três pontos contra o Lecce (2 a 0).

O português, com uma cabeçada após um cruzamento de Sandro Tonali (40') e um chute cruzado de pé esquerdo (75'), permitiu à sua equipe conquistar três pontos depois de dois empates decepcionantes contra Empoli (0-0) e Bologna (1-1).

Os atuais campeões italianos continuam fora da zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões, mas alcançaram a Roma (4ª) em número de pontos, a uma semana de enfrentar a equipe de José Mourinho na capital. Os 'Giallorossi' visitam a Atalanta de Bergamo (7ª) nesta segunda-feira.

Com o desfalque de Olivier Giroud, que foi poupado devido a um desconforto na panturrilha esquerda após o gol decisivo em Nápoles na terça-feira pelas quartas de final da Liga dos Campeões (1 a 1), Leão assumiu o comando do ataque. O português (com 12 gols marcados no campeonato) quase levou para casa a bola com um hat-trick, mas seu chute saiu forte demais (73').

No primeiro jogo do dia, Romelu Lukaku voltou a dar esperanças à Inter de Milão (6º) na Serie A, depois de cinco jogos sem vencer (quatro derrotas e um empate), com uma dobradinha e uma assistência para o argentino Lautaro Martínez, na vitória por 3 a 0 fora de casa contra o Empoli.

O atacante belga abriu o placar com o pé direito (48') e aumentou a vantagem de canhota (76'), conseguindo sua primeira dobradinha desde sua volta à Inter nesta temporada, após uma passagem pelo Chelsea.

Sem qualquer pressão sobre seus ombros depois dos dois gols marcados, o belga, que nesta temporada só tinha marcado três gols na Serie A (dois deles de pênalti), ofereceu o terceiro a Lautaro Martínez (88'), como nos melhores tempos da dupla "Lu-La" (apelido italiano da dupla Lukaku-Lautaro) quando a Inter conquistou o título em 2020/21.

Com o moral em alta após a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões, a Inter conquistou sua primeira vitória fora de casa desde o final de janeiro, encerrando uma sequência de cinco jogos sem vitórias que a levou a perder as posições na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.

Veja também

Newsletter