Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
FUTEBOL

Palmeiras critica impunidade diante de novo caso de racismo na Libertadores: "Desgastante"

Torcedor do Sporting Cristal imitou macaco na frente de alviverdes na saída de partida

imageTorcedor do Sporting Cristal imita macaco imageTorcedor do Sporting Cristal imita macaco  - Foto: Reprodução

Mais um caso de racismo assolou o futebol sul-americano nesta quinta-feira. Um torcedor do Sporting Cristal imitou um macaco em direção a torcedores do Palmeiras ao fim da vitória alviverde por 3 a 2 sobre o time peruano, fora de casa. Em nota, o Palmeiras lamentou o caso e criticou a impunidade nos sucessivos episódios do gênero que vem enfrentando.

Assista ao vídeo do flagra

"É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol", inicia o alviverde na nota.

 

Em trecho mais à frente, o clube criticou as medidas tomadas por Conmebol e autoridades:

"A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos".

No último dia 18, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, procurou a Fifa pedir providências em relação a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, e à confederação no trato com os casos de racismo. Na ocasião, o atacante Luighi, do alviverde, foi alvo de injúria racial por parte de torcedores do Cerro Porteño durante partida da Libertadores sub-20.

Veja a nota completa

É desgastante que, semana após semana, tenhamos de nos manifestar em razão de atos racistas praticados em jogos de futebol.

A reincidência deste crime, cometido nesta quinta-feira (3) por um torcedor do Sporting Cristal-PER, que imitou um macaco em direção a palmeirenses presentes no estádio, demonstra novamente que as medidas adotadas até o momento são inadequadas e insuficientes para combater os insistentes episódios de discriminação racial ocorridos nos gramados sul-americanos.

Que o Sporting Cristal, as autoridades de segurança pública do Peru e a Conmebol tomem as devidas providências; do contrário, gestos como aos que assistimos hoje continuarão se repetindo, com a bênção da impunidade.

Quanto ao Palmeiras, seguimos leais ao nosso compromisso de lutar contra toda e qualquer forma de discriminação.

Racismo não é provocação! Racismo é crime!

Veja também

Newsletter