São Paulo conta com garotos campeões da Copinha, supera Santos e vence primeira no Brasileirão
Matheus Alves e Lucas Ferreira jogam "como gente grande" em clássico que tricolores não tiveram "quarteto"
O São Paulo venceu finalmente a primeira partida pelo Campeonato Brasileiro em 2025.
Após quatro empates, a equipe superou o Santos, em duelo válido pela quinta rodada, neste domingo, no MorumBis.
A vitória afasta o time tricolor da zona de rebaixamento e o coloca no meio da tabela. Já os santistas flertam com o Z-4.
Leia também
• Atlético-MG derrota Botafogo em belo jogo no Mineirão pelo Campeonato Brasileiro
• Na Série D, Santa vence Treze; Central derrota o Ferroviário-CE
• Inter leva golaço no último lance, perde do Bologna e divide liderança do Italiano com o Napoli
O clássico deste domingo mostrou que é possível que o São Paulo não dependa de nomes específicos. Com Oscar, Lucas e Calleri lesionados e Luciano sequer saindo do banco, a equipe teve superioridade sobre o Santos com dois garotos no meio e, de novo, o brilho de Ferreirinha.
O São Paulo volta a campo pelo Brasileirão no próximo fim de semana, contra o Ceará, fora de casa. Antes disso, os são-paulinos têm compromisso pela Libertadores, contra o Libertad, no Paraguai, nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília).
O São Paulo demonstrou mais afinco ao buscar o ataque no começo, mas sem criar algum perigo. O próprio lance do primeiro gol parecia apenas mais um.
André Silva, substituto de Calleri, sai da área para ser opção ao camisa 11. Ele cruzou para o companheiro, que já havia encontrado espaço livre dentro da área.
A versatilidade foi outro. Sem ser com tanta paciência para tocar a bola, mas em um contra-ataque, o São Paulo ainda ampliou Matheus Alves arrancou e cruzou para André Silva empurrar para o gol.
O garoto, junto de Lucas Ferreira, também titular, mostraram maturidade emocional e tática para substituir Oscar e Lucas Moura.
E o São Paulo precisou de maturidade. Mesmo com o Santos desorganizado, houve desconto, com Tiquinho Soares, de pênalti.
A chance foi assinalada após Enzo Díaz saltar com o braço aberto e atingir a bola dentro da área.
Os são-paulinos reuniram-se ainda dentro de campo ao fim do primeiro tempo.
O tema só pode ter sido como evitar um empate. Afinal, esse havia sido o roteiro contra Alianza Lima, Cruzeiro e Botafogo.
Deu certo. O time continuou melhor no segundo tempo. Foram do São Paulo as principais chances. Matheus Alves chegou a ficar cara a cara com Brazão e foi derrubado, com toque do goleiro na sua perna.
A arbitragem entendeu que o santista tomou a bola do são-paulino e mandou o jogo seguir.
A partir dos 30 minutos do segundo tempo, contudo, Luis Zubeldía aceitou correr o risco de chamar o Santos para atacá-lo.
O argentino sacou os dois garotos e optou por Bobadilla e Ferraresi.
A tônica passou a ser o Santos buscar um empate, mesmo que sem sucesso.
Ferreirinha, extenuado, justificou porque o técnico o tirou contra o Allianza Lima.
A substituição foi criticada, mas Zubeldía buscou preservar o atleta, diferente deste domingo.
Os acréscimos pareciam não acabar para os são-paulinos.
Os 52 mil torcedores devem ter visto em câmera lenta quando Rafael saltou, aos 49 minutos, para tirar quase de dentro do gol o que seria o empate santista em cabeçada de Rollheiser.
Ficha Técnica
SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS
SÃO PAULO - Rafael; Cédric (Igor Vinícius), Ruan, Sabino e Enzo Díaz; Alisson, Marcos Antônio (Rodriguinho) e Matheus Alves (Ferraresi); Lucas Ferreira (Bobadilla), Ferreirinha e André Silva. Técnico: André Silva.
SANTOS - Gabriel Brazão; Leo Gody (JP Chermont), Gil, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Thaciano), Gabriel Bontempo (Diego Pituca) e Rollheiser; Barreal (Gabriel Veron), Guilherme (Deivid Washington) e Tiquinho Soares. Técnico:
GOLS - Ferreirinha, aos 9. e André Silva, aos 22, e Tiquinho Soares, aos 45 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Marcos Antônio, Rafael, Alisson, Sabino, Matheus Alves, Rodriguinho e Enzo Díaz (São Paulo) e Rollheiser e Tiquinho Soares (Santos).
ÁRBITRO - Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO).
PÚBLICO - 52.436 presentes.
RENDA - R$ 3.157.886,00.
LOCAL - MorumBis, em São Paulo (SP).

