Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

São Paulo ressurge com efeito Hernán Crespo

Crespo, de 49 anos, iniciou no final de junho sua segunda passagem pelo São Paulo

Hernán Crespo vem recuperando o time do São PauloHernán Crespo vem recuperando o time do São Paulo - Foto: Miguel Schincariol/AFP

O São Paulo ressurgiu com o retorno do técnico argentino Hernán Crespo: uma série de três vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro dá ânimo à equipe um pouco mais de duas semanas das oitavas de final da Copa Libertadores.

A reestreia de Crespo foi difícil, com o Tricolor derrotado pelo Flamengo (2 a 0), mas depois o time encontrou o caminho, com um empate contra o Bragantino (2 a 2) e vitórias sobre Corinthians (2 a 0), Juventude (0 a 1) e Fluminense (3 a 1).

"É a fórmula mágica? Não. A gente tenta ter uma ideia", disse o argentino em entrevista coletiva no domingo, após derrota o Flu.

Crespo, de 49 anos, iniciou no final de junho sua segunda passagem pelo São Paulo, no lugar do também argentino Luis Zubeldía, depois de ter comandado a equipe entre fevereiro e outubro de 2021, quando conquistou o Campeonato Paulista. Seu contrato vai até dezembro de 2026.

Com Zubeldía, o time havia vencido apenas um dos sete jogos que disputou no Brasileirão.

“O tempo sempre igual, sempre agressivo, com vontade de jogar bola e com vontade de recuperar a bola. O resultado acho que é consequência disso”, analisou Crespo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Hernán Crespo (@hernancrespo)

- Solidez na defesa, o primeiro passo -

O São Paulo de Zubeldía sofreu 14 gols em 12 jogos no Brasileirão.

Uma linha com três zagueiros formada pelo venezuelano Nahuel Ferraresi, o equatoriano Robert Arboleda e o argentino Alan Franco foi um dos primeiros passos dados por Crespo em busca de soluções.

O trio Ferraresi-Arboleda-Franco foi titular nas vitórias contra Corinthians e Fluminense.

Sabino jogou no lugar de Alan Franco no jogo contra o Juventude.

Crespo, que foi um dos atacantes mais temidos em sua época como jogador, paradoxalmente começou a montar seu novo São Paulo pela zaga.

- Artilheiros -

Ao mesmo tempo, os atacantes cumprem seu papel, apesar dos desfalques de nomes importantes como Oscar, Lucas Moura e Jonathan Calleri, todos lesionados.

Luciano tem três gols nos quatro jogos sem derrotas que o São Paulo disputou com Crespo no comando, e André Silva marcou dois.

O chileno Gonzalo Tapia, um dos reforços que chegou na atual janela de transferências, fez seu primeiro gol no domingo, contra o Fluminense.

- Libertadores à vista -

Enquanto Crespo reconstrói a equipe, a contagem regressiva para o retorno da Libertadores avançava. Nos dias 12 e 19 de agosto, o São Paulo enfrentou o Atlético Nacional da Colômbia pelas oitavas de final.

Além disso, o Tricolor segue vivo na Copa do Brasil. Na próxima quinta-feira, o time recebe o Athletico-PR pelo jogo de ida das oitavas. A volta será no dia 6 de agosto, em Curitiba.

“Temos que lutar em todas as frentes (...). O desgaste é grande, mas somos o São Paulo, temos que lutar sempre”, disse Crespo.

Veja também

Newsletter