Pernambucanos representam Estado em torneio nacional de Robótica
Durante o torneio, será preciso projetar, construir, programar e pilotar um robô de até 19kg
Estudantes pernambucanos disputarão o Torneio de Robótica First Tech Challenge (FTC) durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.
A competição ocorre em São Paulo, entre os dias 9 e 10 de março, e Pernambuco será representado pelos pernambucanos José Alves, André Silva e Vinicius Batista, da equipe REV ATOM. Eles são alunos do Sesi Ibura.
Os alunos serão acompanhados pelo técnico Itallo Fonseca e, durante o torneio, será preciso projetar, construir, programar e pilotar um robô de até 19kg. Outros 11 times da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul também participam da competição. Ao total, são 36 estudantes de nove estados que competirão no torneio.
Leia também
• Economia pernambucana recupera perdas causadas pela pandemia e chega a R$ 233 bi
• Tenista ucraniana Dayana Yastremska, que escapou de ataque russo, perde na final do torneio de Lyon
• Nova série de sanções é duro golpe na economia russa
Para esta temporada, a proposta do torneio foi inspirada na entrega de fretes e encomendas. Um dos temas desta edição especial é o “Desafio da Inovação”, no qual os times competem individualmente e precisam fazer com que os robôs façam o maior número de pontos entregando as cargas nos locais corretos.
A outra proposta é “Campeões de Arena”, onde desafio consiste que os robôs demonstrem habilidade. No entanto, neste caso, duas equipes competem juntas, o que requer estratégia e cooperação entre os times.
“Nossa expectativa é aprender com essa experiência presencial e trocar ainda mais informação com os competidores. Isso vai possibilitar chegar mais forte ao torneio nacional, que acontecerá em maio”, destaca o técnico da equipe pernambucana.

