Tragédia

Petrópolis: Prefeitura decreta estado de calamidade pública e luto oficial de três dias

Município soma dezenas de mortes e 189 deslizamentos

Morto em Petrópolis após temporalMorto em Petrópolis após temporal - Foto: Carl Souza/AFP

A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, decretou, nesta quarta-feira (16), luto oficial de três dias por conta do elevado número de mortes registrados na região, decorrentes das fortes chuvas que afetaram a cidade desde terça-feira. Foram dezenas de mortes.

A Secretaria de Defesa Civil afirma que o município registrou 189 deslizamentos. A cidade está em alerta máximo e funciona em Estágio Operacional de Crise. A Prefeitura também decretou estado de calamidade pública.

— Vivemos um momento de grande tristeza com o número de vítimas fatais que ainda pode aumentar e a quantidade de ocorrências que impactam drasticamente a nossa cidade. Unimos todos os nossos esforços e contamos com o suporte do Estado para o atendimento ágil às vítimas e recuperação da cidade — destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

Entre as localidades em que houve registros de maior gravidade estão a 24 de Maio, Morro da Oficina, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Rua Uruguai, Rua Washington Luiz, Coronel Veiga, Vila Militar, Vila Felipe, Avenida Portugal e Rua Honorato Pereira. A Prefeitura segue com todo o efetivo — Obras, de Serviço, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Educação, Assistência Social, de Planejamento, de Administração, além da COMDEP e CPTrans — dedicado ao suporte nos atendimentos da população e recuperação das áreas afetadas em toda a cidade, em especial no primeiro distrito.
 

O município está com 25 escolas abertas no primeiro distrito, funcionando como pontos de apoio para o acolhimento de 301 pessoas que tiveram que sair das residências durante a ocorrência da chuva forte. Nessas estruturas, a população recebe o suporte de Assistentes Sociais, profissionais de Saúde, Educação e Agentes Comunitários, além da Defesa Civil.

O município conta com o suporte do Governo do Estado com cerca de 200 agentes do Corpo de Bombeiros, helicópteros e equipes com cães farejadores para o auxílio na identificação de vítimas. A Defesa Civil do Estado está na cidade com 19 agentes, assim como o Exército e a Aeronáutica, que também reforçam o trabalho das equipes locais.

— Estamos com um grande efetivo nesse trabalho de salvamento de vítimas e recuperação da cidade. Estamos em estágio de crise e orientamos que a população que puder, permaneça em suas casas e em situação de risco, recorram ao ponto de apoio mais próximos e em caso de emergência, liguem 199 — afirmou o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers.

Veja também

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo
Belém

Bebê de 1 ano e 8 meses foge de casa na madrugada e é encontrado na rua com cachorro caramelo

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina
ARGENTINA

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina

Newsletter