Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

2 de julho: projeto de Lula não prevê tornar feriado nacional a segunda data da Independência

Na data, baianos comemoram a Independência do Brasil na Bahia

Presidente Lula assinou mensagem para enviar projeto ao Congresso ao lado de três baianosPresidente Lula assinou mensagem para enviar projeto ao Congresso ao lado de três baianos - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Projeto de lei do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil não prevê um feriado.

Inicialmente, havia sido publicado pela Agência Brasil, vinculada ao governo federal, que o projeto do presidente seria para instituir o 2 de julho feriado nacional, uma segunda data da Independência, além do 7 de setembro. A informação, no entanto, foi corrigida e atualizada. 

Em nota enviada à Folha de Pernambuco, a Secretaria de Comunicação do governo federal (Secom) esclareceu e confirmou que "não há proposta de feriado"

Lula enviou ao Congresso Nacional o texto do projeto nessa terça-feira (1º), véspera da data. O presidente inclusive participa nesta quarta-feira das comemorações do 2 de julho, em Salvador (BA).

O texto do projeto de Lula diz o seguinte:

"Fica instituído o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil, a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de julho".

Portanto, não há menção alguma que prevê a instauração de um feriado nacional na data.

Na Bahia, por outro lado, o 2 de julho é feriado estadual, a data magna do estado, também chamada de Independência do Brasil na Bahia.

O 2 de julho celebra o dia em que as tropas portuguesas foram expulsas definitivamente do Brasil, na Bahia, em 1823, quase um ano após a Proclamação da Independência feita pelo imperador Pedro I, em 7 de setembro de 1822.

Lula assinou a mensagem de envio do projeto ao Congresso Nacional ao lado de três baianos: o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Comunicação, Sidônio Palmeira; e o senador Jaques Wagner.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira, Lula celebrou o 2 de julho. O presidente disse que na data "o povo foi às ruas, lutou e venceu".

"Hoje é dia de celebrar a Independência do Brasil feita pelo povo baiano. (...) Uma história que, por muito tempo, ficou fora do conhecimento popular. Agora, com orgulho e respeito, o Brasil reconhece essa luta e resgata a memória de quem lutou para conquistar a nossa independência", disse Lula, relembrando que enviou o projeto de Lei para tornar a data o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.

"Viva o povo baiano, viva o 2 de Julho, viva a verdadeira Independência do Brasil", completou o presidente.
 

Veja também

Newsletter