"Ainda estou aprendendo a ser Papa", brinca Leão XIV
Pontífice esbanjou bom humor ao chegar a uma audiência com a imprensa nesta segunda-feira, no Vaticano
No quinto dia de pontificado, Leão XIV mostrou um estilo mais irreverente. O novo Papa arriscou algumas piadas e brincou com a própria inexperiência no comando da Igreja. Leão XIV esbanjou bom humor ao chegar a uma audiência com jornalistas e comunicadores católicos. Ele entrou no auditório sob uma salva de palmas.
— Obrigado por essa recepção maravilhosa. Dizem que quando há aplausos no começo, o resto não importa tanto. Se ainda tiver alguém acordado para aplaudir no fim, muito obrigado — brincou.
Após um discurso em que defendeu a liberdade de imprensa, o Papa desceu do palco para cumprimentar colaboradores e jornalistas que cobrem o dia a dia do Vaticano.
Leia também
• Papa Leão XIV reabre apartamento apostólico fechado desde a morte de Francisco; veja vídeo
• Papa Leão XIV: confira frases do novo líder da Igreja Católica
• Papa Leão XIV defende comunicação como meio de sair da 'Torre de Babel' das narrativas tendenciosas
Ao ver um padre distribuindo rosários, ele perguntou se deveria entregar as lembranças com as próprias mãos. Diante da negativa, comentou com os repórteres:
— Ainda estou aprendendo a ser Papa!
Leão XIV também fez graça com a portuguesa Aura Miguel, da emissora católica Rádio Renascença. A jornalista quis saber se ele visitaria o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, cujo dia é celebrado nesta quarta.
— O cardeal Prevost já tinha planejado uma ida ao Santuário, mas agora os seus planos mudaram… — respondeu o Papa.
Torcedor do Chicago White Sox, o pontífice autografou uma bola de beisebol levada por um jornalista americano. Menos carismático que o Papa Francisco, Leão XIV era descrito como um cardeal discreto, que sorria e falava pouco. Esse estilo pode ter começado a mudar após a fumaça branca.
Na quinta à noite, o Papa já havia protagonizado um momento de descontração. Horas depois de ser eleito, ele foi abordado por uma menina que lhe pediu um autógrafo. Com a caneta na mão, brincou com o fato de ter que escrever um novo nome:
— Preciso treinar a assinatura, aquela antiga não serve mais…

