Aurora boreal deve iluminar os céus do Reino Unido e EUA nesta segunda-feira (25)
O espetáculo cintilante acontece na mesma noite que um eclipse lunar penumbral será visível em todo o mundo
O show de luzes da aurora boreal deve iluminar os céus, na noite desta segunda-feira (25), nos Estados Unidos e também no Reino Unido. O espetáculo cintilante acontece na mesma noite que um eclipse lunar penumbral será visível em todo o mundo.
No hemisfério norte, a aurora boreal será potencialmente visível nos EUA, tanto ao sul quanto ao centro-oeste. As luzes do norte, mais comumente associadas ao norte da Europa, também podem ser visíveis no norte da Grã-Bretanha. No hemisfério sul, a aurora austral pode ser visível no sul da Austrália, de Victoria à Austrália Ocidental.
O centro de previsão do clima espacial do Bureau de Meteorologia da Austrália emitiu um alerta de aurora na manhã de segunda-feira, dizendo que uma forte tempestade solar estava em andamento e que as luzes do sul poderiam ser visíveis.
Leia também
• Eclipse lunar penumbral poderá ser visto nesta segunda (25); saiba o horário e entenda o fenômeno
• Vulcão gigante é descoberto em Marte
As tempestades são causadas por ejeções de massa coronal, quando nuvens de plasma irrompem da atmosfera externa do Sol. As partículas fluem em direção à Terra, criando uma exibição espetacular ao atingirem o campo magnético da Terra.
Na Austrália, a tempestade atingiu o pico de 6 no Índice Kaus, uma escala de um a oito que mede a atividade geomagnética, o que significa que as auroras serão potencialmente visíveis em toda a Tasmânia, ao longo da costa de Victoria e até mesmo na costa sudoeste da Austrália Ocidental.
Ambos os tipos de aurora são mais comumente vistos perto dos pólos magnéticos, no norte do Canadá e na costa da Antártica. Os pólos magnéticos flutuam e não são iguais aos pólos geográficos.
Quanto mais severa a tempestade, mais longe dos pólos aparecem as auroras. Um porta-voz do BoM aconselha as pessoas que desejam ver a aurora a encontrar algum lugar escuro, como uma praia ou uma colina com vista desobstruída para o sul. Céus escuros, sem lua e sem nuvens, longe das luzes da cidade, são ideais, e o melhor horário de visualização é entre 22h e 2h.

