Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Barco de ajuda humanitária se aproxima de Gaza

Madleen partiu no domingo da Sicília

"Madleen", um veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês), partiu no domingo da Sicília em direção a Gaza para fornecer ajuda humanitária."Madleen", um veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês), partiu no domingo da Sicília em direção a Gaza para fornecer ajuda humanitária. - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um barco humanitário com 12 ativistas a bordo, incluindo a sueca Greta Thunberg, navega perto da costa do Egito e se aproxima da Faixa de Gaza, devastada pela guerra e cercada por Israel, anunciaram neste sábado (7) os organizadores da viagem.

O "Madleen", um veleiro da Coalizão da Flotilha da Liberdade (FFC, na sigla em inglês), partiu no domingo da Sicília em direção a Gaza para fornecer ajuda humanitária e "romper o bloqueio israelense" imposto ao território palestino, que segundo a ONU está ameaçado pela fome.

"Estamos navegando ao longo da costa egípcia", declarou à AFP a ativista alemã de direitos humanos Yasemin Acar. "Estamos todos bem", acrescentou.

A tripulação do barco, no entanto, relatou que observou diversos drones durante a viagem nos últimos dias.

Segundo um vídeo publicado pela coalizão nas redes sociais, um drone da Guarda Costeira da Grécia sobrevoou o "Madleen" na terça-feira.

Em um comunicado publicado neste sábado em Londres, o Comitê Internacional para Romper o Cerco a Gaza, uma organização que integra a FFC, informou que a embarcação havia entrado em águas do Egito, que faz fronteira com a Faixa de Gaza.

Qualquer interceptação do veleiro constituiria "uma violação flagrante do direito internacional humanitário", afirmou o comitê, que informou estar em contato com instâncias jurídicas internacionais para garantir a segurança das pessoas a bordo.

A guerra na Faixa de Gaza começou após um ataque sem precedentes em território israelense, executado em 7 de outubro de 2023 por integrantes do movimento islamista palestino Hamas.

Em represália, Israel iniciou uma ofensiva devastadora na Faixa de Gaza que matou dezenas de milhares de civis.

Em 2 de março, Israel impôs um bloqueio total à entrada de ajuda humanitária em Gaza.

A Coalizão da Flotilha da Liberdade, fundada em 2010, é um movimento internacional não violento de solidariedade com os palestinos que exige o fim do bloqueio à Faixa de Gaza por razões humanitárias e políticas.

O "Madleen" transporta "sucos de frutas, leite, arroz, conservas, barras de proteínas oferecidas por centenas de cidadãos de (a cidade italiana de) Catânia", escreveu o jornalista Andrea Legni, que está a bordo.

A bordo da embarcação há cidadãos da Alemanha, França, Brasil, Turquia, Suécia, Espanha e Países Baixos.

A eurodeputada franco-palestina Rima Hassan, que também está a bordo do barco, afirmou que mais de 200 deputados europeus assinaram uma carta aberta pedindo a Israel que autorize a entrada do "Madleen" em Gaza.

Veja também

Newsletter