Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
DESPEDIDA

Caixão do papa Francisco será levado para basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23)

Anúncio foi feito pelo Vaticano; corpo ainda encontra-se na capela da residência de Santa Marta

Vaticano divulga fotos do Papa Francisco no caixãoVaticano divulga fotos do Papa Francisco no caixão - Foto: Divulgação/Vaticano/AFP

O caixão do papa Francisco, que faleceu na segunda-feira aos 88 anos, será trasladado na quarta-feira (23) às 9h (4h de Brasília) para a basílica de São Pedro do Vaticano, onde os fiéis poderão se despedir do pontífice, anunciou hoje a Santa Sé.

O corpo está atualmente na capela da residência de Santa Marta, onde o primeiro pontífice latino-americano da história faleceu na manhã de segunda-feira (21).
 

Francisco faleceu em decorrência de um AVC, que o pôs em coma e levou a uma insuficiência cardíaca irreversível, após ter se registrado uma piora progressiva no quadro de saúde nos últimos dias.
 

Detalhe das mãos do Papa Francisco, já no caixãoDetalhe das mãos do Papa Francisco, já no caixão - Foto: Divulgação/Vaticano/AFP

Segundo o comunicado assinado pelo Dr. Andrea Arcangeli, chefe do departamento de saúde do Vaticano, o Papa também enfrentava insuficiência respiratória, pneumonia bilateral, diabetes tipo 2 e hipertensão.

O Vaticano divulgou, na noite dessa segunda-feira, as primeiras imagens do corpo do Pontífice dentro do caixão de madeira e zinco no qual será enterrado. 

O que acontece no dia seguinte à morte do Papa?
No mesmo dia, a morte do Papa é verificada e oficializada pelo Camerlengo, o administrador de propriedades da Santa Sé — hoje, o cardeal irlandês Kevin Cardinal Farrell. O procedimento cerimonial envolve chamar o Papa pelo nome de batismo três vezes. Sem resposta, a morte é declarada e oficializada à Igreja e ao público geral.

O corpo de Francisco foi colocado em seu caixão ainda na noite de segunda-feira e as primeiras fotos foram divulgadas. Por diretrizes estabelecidas em 2000 em um guia de 400 páginas chamado "Ritos Funerais do Pontífice de Roma", o enterro do chefe da Igreja Católica deve ocorrer entre quatro e seis dias após a sua morte. Isso ocorre em paralelo às tratativas do conclave — a eleição do sucessor. O Papa deve ser enterrado entre quatro e seis dias após sua morte. O luto oficial da Igreja é de nove dias.

A Assembleia de Cardeais decidirá a data e a hora em que o corpo do papa será levado para a missa exequial na Basílica de São Pedro, em uma procissão liderada pelo Camerlengo e na qual o corpo do papa no caixão começará a ser visto. O corpo será exposto ao público somente no caixão e não mais num pedestal elevado, como foi feito com os antecessores João Paulo II e Bento XVI. A cerimônia, como de praxe, terá a presença de chefes de Estado e de governo;

O passo a passo do luto no Vaticano

Morte confirmada na capela privada

Corpo colocado diretamente no caixão

No dia da missa exequial, o corpo é levado à Basílica de São Pedro

Papa é exposto ao público no caixão aberto

Realiza-se a missa exequial com chefes de Estado presentes

Após a missa e a exibição pública, o caixão é fechado e encaminhado para o sepultamento

Durante os nove dias seguintes, ocorrem as missas novendiais em sufrágio ao Papa.

Veja também

Newsletter