Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Notícias

Carros no Recife do app 99pop vão ganhar câmera dentro de duas semanas

O sistema de videomonitoramento do 99pop deve entrar em teste no Recife dentro de duas semanas e será ligado a uma central de segurança

Iniciativa visa inibir incidentes de violência. Os teste já foram iniciados em outras capitaisIniciativa visa inibir incidentes de violência. Os teste já foram iniciados em outras capitais - Foto: 99pop / divulgação

O aplicativo de mobilidade urbana 99pop começou a instalar câmeras de monitoramento nos carros da plataforma como forma de inibir incidentes violentos. A novidade deve chegar ao Recife dentro de duas semanas, ainda em fase de teste, como vem acontecendo em outras grandes capitais brasileiras. “É uma câmera ligada à nossa central de segurança, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Com esses testes, vamos entender qual a demanda e como pode funcionar esse processo no Brasil, fazer as adequações necessárias para a região e ver como pode ser feita essa ampliação do serviço”, explicou Leonardo Soares, diretor de Segurança do 99pop.

A tecnologia funcionará integrada à inteligência artificial da empresa. “Vamos acompanhar em tempo real. Assim que o aplicativo identificar qualquer tipo de situação crítica ou de alerta, a nossa equipe vai acionar a câmera. Com técnicas e soluções para não colocar em risco a vida do motorista e do cliente”, continuou Soares.

Respeitando a legislação, as imagens não serão disponibilizadas nem para o motorista nem para o cliente. “Apenas se for uma decisão judicial, para ajudar alguma autoridade policial em investigações. Mas tomamos todas as medidas necessárias para seguir a legislação e proteger a privacidade, incluindo a proteção de dados, já respeitando a nova Lei Geral de Proteção de Dados que passa a valer em 2020”, explicou.

Leia também:
Aplicativo de transporte começa a testar câmera de vídeo em carros
Uber: passageiros poderão dar gorjetas
Comissão da Câmara aprova regulamentação de apps de transporte; limitação de carros é rejeitada


O conselheiro federal e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Pedro Henrique Reynaldo, ressaltou que a medida é legal, desde que haja um aviso ao usuário do transporte que ele está sendo filmado. “Ele sabendo que o veículo dispõe desses dispositivos e que vai ser filmado, não há inconstitucionalidade nenhuma. Acredito que seja uma solução importante e que vai ser regulada pelo próprio mercado, forçando os concorrentes a adotarem essas medidas”, opinou. “Não é um transporte compulsório. Como uma única linha de ônibus que é responsável por determinado trajeto. Aí, sim, seria necessária uma autorização legal para a instalação de uma câmera, mas não é o caso.”

As câmeras utilizadas nesta fase de testes foram custeadas pelo 99pop, que está analisando também a possibilidade de subsidiar o aparelho aos motoristas. Para a presidente interina da Associação dos Motoristas de Aplicativo de Pernambuco (Amape), Márcia Cruz, faltam políticas de segurança para os motoristas e essa iniciativa pode contribuir bastante. “A 99pop já tinha liberado o acesso ao destino do cliente antes de iniciarmos a corrida. Para mim, que sou mulher, é importante porque não me sinto segura indo para todos os cantos. Agora, o cadastro também só é possível com CPF porque antes era livre. Também tem um alerta que mostra quando nós entramos em área de risco”, ressaltou.

“Gostaríamos que o cadastro dos clientes fosse melhor elaborado, como é com os motoristas, que pedem comprovante de residência e até identificação facial.” O agente administrativo Raphael Neves, 28 anos, vê com bons olhos a instalação de câmeras em veículos de aplicativos. “Quando a gente olha para esse lado da segurança, é muito bem-vinda qualquer ferramenta que contribua. Nem os motoristas sabem quem vão atender, nem nós sabemos com quem vamos lidar. A câmera passa uma sensação de segurança”, avaliou.

Veja também

Newsletter