Clareamento dental feito em casa com bicarbonato de sódio: mito ou verdade?
Substância só age de fato quando combinada com produtos profissionais
O sorriso tem sido cada vez mais valorizado na sociedade. De acordo com pesquisa da empresa Technavio, o mercado global de clareamento dental deve registrar crescimento de 840 milhões de dólares até 2024.
Essa tendência tem sido impulsionada, principalmente, pela grande popularidade do procedimento entre celebridades e influenciadores.
Em uma busca rápida na internet, é possível encontrar uma série de receitas caseiras para deixar os dentes mais brancos. Porém os especialistas alertam que a prática exige cuidados.
Leia também
• Entenda por que é fundamental escovar os dentes do pet
• Boa relação com a natureza gera valor para setor de saúde
• Uso de tecnologia nos serviços de saúde é 'caminho sem volta'
Professora de odontologia laboratorial no Centro Universitário Newton Paiva, de Minas Gerais, Laís Munari explica que, com o tempo, o esmalte dos dentes se desgasta e faz com que o tecido interno - chamado dentina - fique mais visível.
Além disso, fatores externos também contribuem para esse processo, como o consumo constante de açaí, café e alimentos com grandes concentrações de corantes artificiais.
Para obter novamente a coloração natural dos dentes, existem vários tipos de produtos que podem ser utilizados, como o gel clareador.
Foto: PexelsMuita gente, contudo, busca soluções caseiras para obter dentes mais brancos sem ter que desembolsar altos valores. E, nessas receitas, o bicarbonato de sódio aparece entre os ingredientes mais comentados.
Laís Munari, porém, alerta que a eficácia da substância é bastante variável. "Em concentrações específicas e associado a produtos odontológicos, como dentifrícios ou agentes clareadores, o bicarbonato de sódio se mostra efetivo na remoção de manchas extrínsecas. No entanto esse não é o caso dos produtos comercializados em farmácias e supermercados", explica.
A especialista alerta ainda que não são todas as pessoas que podem utilizar o produto. "No caso de pacientes com doenças sistêmicas que comprometem o metabolismo de sódio e potássio, existe a possibilidade de o bicarbonato interferir no tratamento. Por isso, é importante que o cirurgião-dentista participe da escolha dos produtos mais adequados para cada paciente e faça uma supervisão ao longo de todo o tratamento", afirma.
Outras aplicações
Apesar de não ser o produto mais indicado para o procedimento de clareamento, a professora ressalta que o bicarbonato de sódio tem papel importante na odontologia em outras formas de aplicações.
Segundo ela, o produto pode ser utilizado na prevenção de lesões cariosas e doença periodontal, devido à propriedade bactericida; além de auxiliar na limpezas de próteses totais e removíveis; tratamento de mucosite em pacientes irradiados por câncer; profilaxia antes de exame clínico e moldagens; halitose e ainda favorece a osteointegração de implantes.
Antes de aplicar mistura nos dentes de forma indiscriminada, consulte um profissional especializado na área.

