Condado do Havaí levanta ordem de evacuação após alerta de tsunami
Pouco antes, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico havia rebaixado o nível de alerta de risco de tsunami para a região
O condado do Havaí suspendeu a ordem de evacuação, nesta quarta-feira (30), após um alerta de tsunami emitido depois do terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia.
Pouco antes, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico havia rebaixado o nível de alerta de risco de tsunami para o Havaí, informaram as autoridades locais.
"EVACUAÇÃO SUSPENSA: O Condado do Havaí cancelou a ordem de evacuação para áreas costeiras inundadas", informou a Agência de Defesa Civil do Condado do Havaí no X.
A agência também alertou no X que correntes e ondas excepcionalmente fortes ainda são possíveis perto da costa e nos portos.
Leia também
• Tsunami na Rússia deixa edifícios submersos; terremoto é o mais forte na região em mais de 70 anos; veja
• Colômbia ordena evacuações no Pacífico por alerta de tsunami após terremoto na Rússia
• Tsunami: nível de alerta no Havaí é rebaixado após terremoto na Rússia
"As autoridades estão avaliando os danos, mas NÃO reabriram as zonas de evacuação costeiras. Por favor, mantenham distância dessas áreas", acrescentou.
Um terremoto de magnitude 8,8, o mais forte na região em quase 73 anos, atingiu áreas próximas à península russa de Kamchatka, provocando tsunamis na Rússia e no Japão nesta quarta-feira e disparando alertas em quase todos os países do Pacífico.
Segundo o USGS, o terremoto ocorreu na terça-feira por volta das 23h24 GMT (20h24 no horário de Brasília), a uma profundidade de 20,7 km, a 126 km de Petropavlovsk-Kamchatka, no Extremo Oriente russo.
Essa magnitude é a mais alta registrada em Kamchatka desde 5 de novembro de 1952, quando um terremoto de magnitude 9,0 ocorreu praticamente no mesmo local e desencadeou tsunamis devastadores em todo o oceano Pacífico.

