Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
testamento

Em testamento divulgado pelo Vaticano, Papa Francisco anuncia como deseja ser enterrado

Texto escrito pelo jesuíta argentino ainda em 2022 detalha vontade de ter um sepulcro simples, sem ornamentos especiais e com uma única inscrição

Velas são acesas em frente a um retrato do Papa Francisco em igreja, em São Petersburgo, em 21 de abril de 2025 Velas são acesas em frente a um retrato do Papa Francisco em igreja, em São Petersburgo, em 21 de abril de 2025  - Foto: Olga Maltseva / AFP

O Papa Francisco, morto nesta segunda-feira após um AVC que levou a uma insuficiência cardíaca irreversível, deixou por escrito em testamento como deseja ser enterrado: na Brasília de Santa Maria Maggiore, em Roma, sem ornamentos especiais e com uma única inscrição indicando "Francisco".

No texto, redigido ainda em 2022, o jesuíta argentino também afirmou ter "oferecido o sofrimento" da parte final de sua vida “pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos”.

Leia o documento na íntegra:

"Em nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária unicamente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal confiei sempre à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, na espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde eu ia rezar no início e no fim de cada Viagem Apostólica, para confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo cuidado dócil e materno.

Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, da mencionada Basílica Papal, conforme indicado em anexo.

O sepulcro deve ser na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus.

As despesas com a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia do benfeitor que determinei transferir para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e da qual providenciei instruções apropriadas a Dom Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda a devida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim.

Ofereço ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida, pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos."

Veja também

Newsletter