Tecnologia

Festival de Programação e Robótica do Recife: confira a programação do evento que começa neste mês

Evento acontece no Expo Center Recife, no bairro de São José, área central da capital, e é aberto ao público

Festival de Programação e Robótica de 2023Festival de Programação e Robótica de 2023 - Foto: PH Reinaux/Divulgação

A cidade do Recife recebe, a partir do dia 10 até o dia 13 de setembro, a segunda edição do Festival de Programação e Robótica 2024. 

O evento acontece no Expo Center Recife, no bairro de São José, área central da Capital, e é aberto ao público.

O festival promete reunir mais de 3 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER), além de estudantes competidores de todo o Estado, celebrando a inovação e a tecnologia na educação básica.

"A gente realmente acredita que preparar os jovens não é apenas nas disciplinas tradicionais, que é muito importante, mas também preparar eles para esse mundo de transformação. Tecnologia e inovação fazem parte da nossa vida e são para todos", comentou o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio. 

Festival de Programação e Robótica 2023 Festival de Programação e Robótica 2023 | Foto: PH Reinaux

Já consolidado como evento de cultura maker e inovação do calendário letivo, o festival ganha contornos ainda maiores este ano, sediando novas competições de robótica, como a etapa nacional do First Lego League Explore (FLL), além do Rec_line, da própria Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER).

"Na nossa rede, temos um ecossistema de ações que fomentam a formação em tecnologia, como a política de formação em competências digitais para docentes, o apoio às Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs) e o programa Robótica nas Escolas, que completa dez anos", afirmou o Secretário Executivo de Projetos, Tecnologia e Inovação (SEPTI) da SEDUC, Eduardo Fonseca

"O FPR nasceu para ser uma celebração ao protagonismo estudantil e ao trabalho colaborativo, além de uma culminância de todas essas iniciativas de computação na educação básica da Secretaria de Educação (SEDUC) do Recife", completou.

Atualmente, a RMER é bicampeã nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Neste ano, o FPR receberá novamente a etapa regional e estadual da OBR, e dentre as 250 equipes competindo, 104 são da RMER. 

Destaques do Festival
Competições de Robótica: O evento contará com as etapas regional e estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); a etapa Nacional da First Lego League Explore (FLL), destinada a crianças de 6 a 10 anos, em robótica de encaixe; além do Rec_line, para os estudantes de Anos Iniciais da RMER, de robótica de ferramentas, com montagem de robôs, eletricidade e estímulo do raciocínio lógico.

Essas competições desafiam os participantes a resolver problemas do cotidiano utilizando robótica educacional.

Hackathon: A modalidade Hackaton do Festival de Robótica é uma maratona de programação intensiva focada no desenvolvimento de aplicações inovadoras para o robô humanoide NAO.

Os participantes dos programas Embarque Digital e Robótica na Escola têm a oportunidade de explorar as capacidades avançadas do NAO, que incluem reconhecimento de fala, visão computacional, movimentos autônomos e interação social, para criar programas que solucionem desafios específicos ou demonstrem novas funcionalidades.

Oficinas e Mostra Criativa: Serão oferecidas oficinas sobre Cultura Maker, Narrativas Digitais, Gamificação e Pensamento Computacional, além de uma Mostra Criativa para a socialização de projetos desenvolvidos nas escolas com o apoio das UTECs.

Programação do Evento:
10 de setembro: Abertura solene, início das competições da OBR - Regional Recife e oficinas.
11 de setembro: Continuação das competições e oficinas. Início do Rec_line.
12 de setembro: Início das competições da FLL Explore e Hackathon.
13 de setembro: Competições da OBR - Etapa Estadual e cerimônia de premiação.

Veja também

Toffoli: o que é pneumonia de hipersensibilidade, doença provocada pelo ar das queimadas
INTERNADO

Toffoli: o que é pneumonia de hipersensibilidade, doença provocada pelo ar das queimadas

Vaticano reconhece santuário de Medjugorje, mas não as mensagens da Virgem
EUROPA

Vaticano reconhece santuário de Medjugorje, mas não as mensagens da Virgem

Newsletter