Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Edição 2025

Foto de menino palestino que perdeu os dois braços em ataque de Israel ganha World Press Photo

Organização destaca que retrato de Mahmoud Ajjour conta a história de uma guerra que impactará gerações

Mahmoud AjjourMahmoud Ajjour - Foto: Samar Abu Elouf para The New York Times/World Press Photo

Um retrato de um menino palestino de 9 anos que perdeu os dois braços durante um ataque israelense à Cidade de Gaza ganhou o prêmio World Press Photo do ano de 2025, anunciou a organização nesta quinta-feira.

A foto, de Samar Abu Elouf para o The New York Times, retrata Mahmoud Ajjour, levado de Gaza para Doha após uma explosão ter decepado um braço seu e mutilado o outro, no ano passado.

— Uma das coisas mais difíceis que a mãe de Mahmoud me explicou foi que, quando Mahmoud percebeu que seus braços estavam amputados, a primeira frase que ele disse a ela foi: 'Como vou conseguir te abraçar?' — disse Elouf.

A fotógrafa também é de Gaza e precisou deixar a região em dezembro de 2023. Agora, ela retrata palestinos gravemente feridos em Doha.

— Esta é uma foto silenciosa que fala alto. Ela conta a história de um menino, mas também de uma guerra maior que impactará gerações — disse Joumana El Zein Khoury, diretora executiva da World Press Photo.


O júri elogiou a "forte composição e a atenção à luz" da foto, além de seu tema instigante, especialmente as questões levantadas sobre o futuro de Mahmoud. O menino agora está aprendendo a jogar no celular, escrever e abrir portas com os pés, disse a organização.

"O sonho de Mahmoud é simples: ele quer usar próteses e viver sua vida como qualquer outra criança", disseram os organizadores da World Press Photo em um comunicado.

O júri também selecionou duas fotos para o segundo lugar. A primeira, intitulada "Secas na Amazônia", de Musuk Nolte para a Panos Pictures e a Fundação Bertha, mostra um homem no leito seco de um rio na Amazônia carregando suprimentos para uma vila antes acessível por barco.

A segunda, "Night Crossing", de John Moore, para a Getty Images, retrata migrantes chineses amontoados perto de uma fogueira durante uma chuva fria após cruzarem a fronteira entre EUA e México.

O júri analisou 59.320 fotografias de 3.778 fotojornalistas para selecionar 42 fotos premiadas de todo o mundo.

Veja também

Newsletter