Governo de Pernambuco assina contrato com consórcio para concessão dos TIs e estações de BRT
O Governo de Pernambuco assinou, nesta terça-feira (14), o contrato de Parceria Público Privada (PPP) para administração, manutenção, conservação e exploração comercial de áreas e serviços dos Terminais Integrados (TIs) de Transporte e das estações de BRT com o Consórcio Nova Mobi Pernambuco, controlado pelo grupo Socicam.
O contrato abrange os 26 TIs da Região Metropolitana do Recife e as 44 estações de BRT que compõem os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. O investimento previsto é de R$ 113 milhões.
A concessionária será responsável pela requalificação dos TIs e das estações de BRT, com aplicações na melhoria das instalações físicas, na geração e uso de energia de fonte renovável (placas solares), construção de centro e salas de controle operacional, uso intensivo de dispositivos de tecnologia da informação para atendimento aos usuários e ampliação de áreas para serviços.
O prazo máximo de requalificação de todos os equipamentos é de 48 meses.
O governador Paulo Câmara, durante a assinatura do contrato, afirmou que a parceria dará condições de melhorias significativas no transporte público da Região metropolitana do Recife. “Vamos, em 2022, ter condições de ter melhorias significativos no sistema, que é muito grande e precisa de intervenções e queremos dar agilidade, conforto e previsibilidade ao usuário”, afirmou.
Leia também
• IFPE divulga resultado preliminar de ingresso 2022.1 para cursos técnicos presenciais
• Pernambuco realiza formatura de médicos legistas e auxiliares de perito
• Honda abre curso de formação para profissionais do Recife; saiba como se inscrever
O secretário executivo de Parcerias e Estratégias da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Marcelo Bruto, explicou que esse foi um processo iniciado ainda em 2019 e que a estimativa de início para as ações da nova concessora é para o início de janeiro de 2022, quando estão previstas ações imediatas nos serviços mais básicos nos Terminais integrados
“A partir do início da operação, vamos começar com ações imediatas naquelas intervenções mais evidentes nos Terminais, que é a revitalização de sanitários, manutenção, capinação, e dar respostas mais rápidas aos usuários. Isso será de imediato”, destacou.
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Tomé Franca, o maior beneficiado com a concessão é o usuário do transporte público de passageiros. “Em alguns meses, a população perceberá os avanços, e o Governo de Pernambuco estará atento ao trabalho da concessionária, acompanhando a transição, cobrando metas e apontando prioridades”, afirma.
PODCAST
Consórcio vai gerir os terminais integrados e estações de BRT no Grande Recife; ouça
TERMINAIS INTEGRADOS TI's

