Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
comunicação antirracista

Guia antirracista fomenta comunicação alinhada ao enfrentamento ao racismo institucional; acesse

Manual lançado pelo governo de Pernambuco é voltado para assessores de comunicação do estado

Guia Antirracista de A a ZGuia Antirracista de A a Z - Foto: Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco (SJDH)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco (SJDH) realizou nessa quinta (28) o lançamento do Guia Antirracista de A a Z, produzido como um  manual para práticas de comunicação inclusivas e alinhadas ao enfrentamento do racismo institucional.

O guia reúne explicações, definições simples e orientações práticas organizadas de A a Z e trata de temas como ações afirmativas, comunidades tradicionais, cotas raciais e religiões afroindígenas.

A proposta do manual é padronizar condutas, ampliar a sensibilidade racial e contribuir para uma comunicação pública inclusiva e antirracista.

Leia também

• STF tem maioria para reconhecer racismo estrutural no país

• STF tem dois votos para determinar plano nacional contra racismo

• Marcha em Brasília une mulheres de todo país na luta contra o racismo


O lançamento do material foi realizado durante o evento de formação Letramento Racial para Assessores de Comunicação do governo do estado, como parte da campanha “Pernambuco pelo Fim do Racismo”.

O evento foi realizado pela Secretaria de Comunicação em parceria com a SJDH, voltado a ampliar o entendimento sobre conceitos relacionados à raça, representação, linguagem e responsabilidade institucional. 

A secretária da SJDH, Joanna Figueirêdo, destacou o esforço do governo do estado em fortalecer políticas de igualdade racial.

“Mais do que um material de apoio, o guia representa uma mudança de postura, que orienta práticas, decisões e políticas públicas para que sejam, de fato, inclusivas e justas. Queremos que cada pessoa que trabalha no governo reconheça seu papel na promoção da equidade racial e na construção de relações institucionais mais humanas e responsáveis com a população pernambucana”, disse a secretária.

O material já está disponível para download no site oficial da secretaria. Confira:

 

Veja também

Newsletter