Seg, 15 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Cadastramento

Governo de Pernambuco inicia mapeamento de organizações das periferias do Estado

Cadastramento online busca identificar e dar visibilidade a coletivos e grupos que atuam em territórios periféricos

Ações promovem inclusão social, cultura, cidadania e segurança alimentarAções promovem inclusão social, cultura, cidadania e segurança alimentar - Foto: Elaine Mendonça/Seduh

O Governo de Pernambuco deu início, nesta quinta-feira (23), ao cadastramento de organizações, coletivos e grupos que atuam em territórios periféricos do Estado. A ação, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), tem como objetivo mapear e dar visibilidade às iniciativas locais que promovem inclusão social, cultura, cidadania e segurança alimentar.

Mapeamento busca fortalecer políticas públicas

O cadastramento está disponível no site www.seduh.pe.gov.br/periferia-em-rede e representa a primeira etapa do mapeamento. A proposta é criar uma base de dados que conecte as organizações periféricas aos programas e políticas públicas do Governo Estadual, além de servir como instrumento para a formulação de novas ações voltadas a esses territórios.

“Agora, dentro do Governo de Pernambuco, temos um espaço para evidenciar as iniciativas locais. Há pessoas promovendo, nos territórios, projetos de inclusão, cultura, segurança alimentar e cidadania. Queremos dar visibilidade e apoiar esses agentes sociais para que possam impactar ainda mais pessoas”, destacou Pedro Ribeiro, secretário executivo de Periferias da Seduh.

Secretaria de Periferias é pioneira no país

Criada em fevereiro de 2025, a Secretaria Executiva de Periferias é a única secretaria estadual do Brasil com foco específico nos territórios periféricos. A pasta tem a missão de integrar políticas públicas e fortalecer ações locais em parceria com outras áreas do Governo. Em nível nacional, a referência é a Secretaria Nacional de Periferias, vinculada ao Ministério das Cidades.

Projeto integra o programa Agentes Digitais

O mapeamento faz parte do projeto Plataforma Digital de Mapeamento e Conexão de Iniciativas Populares, selecionado pelo Programa Agentes Digitais. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Executiva de Periferias, em parceria com a Gerência de Tecnologia e Inovação da Superintendência de Gestão Estratégica da Seduh.

Após o cadastramento, será criada uma plataforma digital com os dados coletados, permitindo atualização constante das informações sobre os projetos em andamento nas comunidades.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Seduh/PE (@seduhpe)

Capacitação prepara servidores para inovação pública

Como parte do Programa Agentes Digitais, a equipe da Seduh participa de uma capacitação voltada à inovação e transformação digital. A formação, com duração de dois meses, teve início em 20 de outubro, no Auditório da POLI/UPE. Durante o curso, os participantes desenvolverão a plataforma de mapeamento das iniciativas populares.

A etapa final do programa prevê nova seleção e conclusão do projeto. O Agentes Digitais é uma parceria entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), com o objetivo de preparar servidores para liderar processos de modernização e digitalização de serviços públicos.

Serviço

Período de cadastramento: iniciado em 23 de outubro de 2025
Site: www.seduh.pe.gov.br/periferia-em-rede
Mais informações: (81) 99975-2722 – Verônica Falcão / Seduh | (81) 99908-3824 – Juliana Vanderlei / Seduh

Com informações da assessoria

Veja também

Newsletter