Hegseth evita confirmar plano contra Irã e diz que cabe a Trump decidir sobre guerra e paz
As declarações ocorreram após comentários de Trump sobre o confronto entre Israel e Irã
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, evitou confirmar se apresentou opções ao presidente do país, Donald Trump, sobre um possível ataque americano contra o Irã.
"Não diria em um fórum público se forneci ou não opções a Trump sobre um eventual ataque contra Irã", afirmou, ao ser questionado sobre os preparativos militares em meio à escalada de tensão no Oriente Médio durante testemunho no Senado.
As declarações ocorreram após comentários de Trump sobre o confronto entre Israel e Irã. Trump, nesta quarta, se recusou a responder diretamente se os EUA devem atacar estruturas iranianas, afirmando apenas que "podem ou não" fazê-lo. Questionado sobre essas falas, Hegseth respondeu que "o presidente está certo".
Leia também
• "Talvez eu faça, talvez não", diz Trump sobre ataques ao Irã
• Aiatolá ameaça reagir contra EUA após Trump exigir a rendição do Irã
• Putin está disposto a atuar como mediador entre Irã e Israel
O secretário reforçou ainda que qualquer ofensiva militar dependerá exclusivamente da decisão do republicano. "Trump foi eleito para fazer esse tipo de decisão. Se e quando decisões de guerra e paz forem tomadas por Trump, o Departamento de Defesa estará pronto para executá-las", completou.

