IA do WhatsApp mostra crianças empunhando armas em resposta às pesquisas sobre ''Palestina''
Por outro lado, as solicitações para ''israelense'' não geram imagens de pessoas empunhando armas, mesmo em resposta a uma solicitação para ''exército israelense''
Um novo recurso de Inteligência Artificial (IA) do WhatsApp, que cria imagens em resposta às pesquisas dos usuários, gerou polêmica ao mostrar a figura de uma criança armada quando perguntado sobre os termos “palestino” ou “menino muçulmano palestino”.
Leia também
• Blinken afirma que Israel tem 'direito' e 'obrigação' de se defender
• Israel começa a enviar trabalhadores palestinos para a Faixa de Gaza
• EUA pede interrupção "temporária, localizada" da guerra entre Israel e Hamas
No entanto, os resultados das buscas variaram quando pesquisados termos diferentes como, por exemplo, “menino israelense” em que as ilustrações mostram crianças jogando futebol e lendo.
A busca foi revelada nesta sexta-feira (3) pelo Jornal The Gardian que fez uma sequência de prints comparando os resultados. Ainda de acordo com a pesquisa, quando perguntada sobre o termo “exército de Israel”, a Inteligência Artificial criou desenhos de soldados sorrindo e orando, sem armas envolvidas.
Os próprios funcionários da Meta relataram ao jornal que apresentaram o problema internamente, mas que as soluções continuam em discussão.
O WhatsApp é de propriedade da empresa Meta. A nova ferramenta permite que os usuários experimentem seu gerador de imagens de IA para criar um adesivo virtual. O recurso solicita permite a quem utiliza o recurso “transformar ideias em figuras".

