Imip: 48 médicos obstetras entregam carta de intenção de demissão, diz Simepe
Segundo o sindicato, a entrega da carta é consequência direta da falta de valorização, sobrecarga, dificuldades estruturais e baixa remuneração
Em nota divulgada nesta sexta-feira (15), o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) sinalizou apoio aos 48 médicos obstetras do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) que entregaram carta de intenção de demissão.
O hospital está localizado no bairro dos Coelhos, área central do Recife.
De acordo com o sindicato, a entrega da carta é uma consequência direta da falta de valorização profissional, sobrecarga de trabalho, dificuldades estruturais e baixa remuneração enfrentadas no serviço.
Leia também
• Crianças da oncologia pediátrica do IMIP pintarão quadros que serão leiloados nos EUA
• Após quase duas décadas no Imip, Fernando Figueira assume direção nacional no Ministério da Saúde
• Coren-PE fiscaliza Imip e registra superlotação no setor de obstetrícia e déficit de enfermeiros
Sem avanços
O texto revelou ainda que desde novembro de 2024, o Simepe tem realizado assembleias gerais extraordinárias com a categoria e reuniões com a gestão do Imip, no intuito de tratar da necessidade de redimensionamento das equipes e recomposição salarial.
A nota denuncia que algumas ações paliativas não atendem ao que determinam os normativos éticos do Conselho de Classe e mantêm sobrecarga das equipes médicas, que, segundo o Simepe, sofrem com Síndrome de Burnout.
O sindicato anunciou que já notificou formalmente o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe).
A notificação pede intervenção imediata e reforça a expectativa de uma mobilização efetiva para garantir condições dignas de trabalho, bem como assegurar a continuidade e a segurança do atendimento à população pernambucana.
Resposta
Em comunicado, o Imip afirmou ter recebido com surpresa a divulgação da notícia pelos meios de comunicação. O hospital disse que está em constante diálogo com o Simepe em busca de atender às demandas apresentadas pelos médicos obstetras da instituição.
O instituto informou que várias medidas foram implementadas, incluindo a criação de um grupo de trabalho composto por representantes da diretoria do Imip, médicos da instituição e membros do sindicato, com a finalidade de construir, de forma colaborativa, soluções para os demais pleitos apresentados.
O Imip, ainda em nota, declarou aguardar a devolutiva oficial do Simepe quanto à proposta apresentada e ressaltou que mantém a tradição de excelência na assistência integral à mulher, buscando sempre soluções que preservem a qualidade do cuidado oferecido à população.

