Recife

Incêndio em Campina do Barreto: mais de 300 famílias moram na ocupação atingida pelo fogo

Cerca de 30 casas foram atingidas no incêndio em Campina do Barreto

Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação que tem mais de 300 famíliasIncêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação que tem mais de 300 famílias - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma ocupação popular conhecida como Merca, na rua Constança, no bairro Campina do Barreto, Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (14).

Mais de 300 famílias moravam na ocupação, que existe há mais de sete anos no local.  De acordo com os moradores, as chamas se alastraram pelo terreno por volta das 10h. Cerca de 30 casas foram atingidas.

Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco Incêndio em Campina do Barreto atingiu diversas casas em ocupação na qual moram mais de 300 famílias | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 11h20, mobilizando três viaturas de combate ao fogo, uma ambulância e duas viaturas de comando operacional.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Folha de Pernambuco (@folhape)

Moradores da comunidade se uniram para resgatar os pertences que restaram após a tragédia. Durante a tarde, receberam doações de alimentos e água de igrejas das proximidades.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que uma mulher, de 44 anos, sofreu um mal súbito e foi encaminhada à Policlínica Amaury Coutinho.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ela não sofreu queimaduras ou inalou fumaça, mas apresentava sintomas de ansiedade, em razão do estresse causado pela ocorrência.

A mulher foi medicada, assistida pela equipe multiprofissional e liberada.

As equipes da corporação continuam no local realizando o rescaldo para evitar novos focos. A causa do incêndio ainda está sendo investigada.

“Perdemos tudo, os barracos pegaram fogo muito rápido”, disse Irlane, moradora da comunidade. “Tem pessoas que saíram somente com a roupa do corpo”, pontuou um morador à Folha de Pernambuco.

Polícia Militar e Defesa Civil também estão no local.

O Centro de Operações do Recife (COP) informou que diversas secretarias e órgãos municipais foram imediatamente mobilizados devido ao incêndio na Campina do Barreto.

"Equipes das secretarias de Governo e Participação Social (Segov) e Habitação (Sehab); das secretarias executivas de Assistência Social, Controle Urbano (Secon) e Defesa Civil (Sedec); e da Assistência Militar compareceram ao local para prestar o atendimento às famílias afetadas", diz a nota.

O COP também informou que, após a liberação da área pelos Bombeiros, a Defesa Civil iniciou as vistorias para avaliar a segurança estrutural dos imóveis.

"Caso necessário, serão feitas interdições e o proprietário do terreno será notificado para executar os serviços de recuperação. As famílias que tiveram suas moradias afetadas foram orientadas a procurar casas de amigos ou parentes, havendo também a opção de abrigamento público no Centro Social Urbano Bidu Krause", informou a Prefeitura, que dará apoio para as mudanças. 

Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:
“O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco informa que na manhã de hoje (14), por volta das 11h20, foi acionado para debelar chamas em um conjunto residencial, com aproximadamente 30 casas atingidas, localizado na rua Constança, no bairro de Campina do Barreto, no Recife, próximo a Policlínica Amauri Coutinho. Foram enviadas seis viaturas, sendo três de combate a incêndio, uma ambulância e duas de comando operacional. Devido à rápida atuação dos bombeiros, as chamas não se propagaram para áreas vizinhas e o incêndio foi controlado. Uma vítima de sexo feminino, 44 anos, apresentou mal súbito e foi conduzida para a Policlínica Amauri Coutinho. As equipes continuam no local realizando o rescaldo para evitar novos focos de incêndio.”

 

Veja também

EUA relata primeiro caso de gripe aviária sem contato direto com animais
ESTADOS UNIDOS

EUA relata primeiro caso de gripe aviária sem contato direto com animais

Venezuela quer suspender custódia do Brasil sobre embaixada argentina
América do Sul

Venezuela quer suspender custódia do Brasil sobre embaixada argentina

Newsletter