Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Celebração

Lagoa do Ouro comemora 59 anos de emancipação nesta quarta-feira (24)

Um dos destaques do evento virtual deste ano é a arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social

A OuroFest acontece de maneira virtual, a partir das 19h30A OuroFest acontece de maneira virtual, a partir das 19h30 - Foto: Divulgação

O município de Lagoa do Ouro, localizado no Agreste de Pernambuco, comemora nesta quarta-feira (24) 59 anos de emancipação política. Este ano, para celebrar a data, o tradicional evento da cidade, a OuroFest, acontece de maneira virtual, a partir das 19h30, e será transmitida pelo canal do YouTube da prefeitura municipal.

Além disso, a festividade vai contar com a arrecadação de alimentos não perecíveis para famílias em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em contribuir poderão se dirigir à Prefeitura de Lagoa do Ouro para fazer a doação. A entrega dos donativos será feita pela assistência social do município, para famílias previamente cadastradas. 

De acordo com o diretor de Cultura e Turismo da cidade, Manrique Melo, a celebração virtual será uma saída para que a festividade não seja cancelada e que os moradores acompanhem os eventos locais. “A Ourofest 2021 tem um significado ainda maior do que as edições passadas. Além de comemorar os 59 anos de Lagoa do Ouro, a gente se reinventa para realizar um evento que traga alegria e diversão e, ao mesmo tempo, alimentos para algumas famílias carentes do nosso município, além de mais esperança na pandemia que veio tirando das pessoas o trabalho e o sustento”, disse.

O evento virtual conta com atrações musicais e animadores do município. De acordo com a prefeitura, todas as recomendações das autoridades sanitárias para não promover aglomerações serão seguidas. Haverá um sistema de controle com horários e circulação de pessoas entre as apresentações no ambiente de gravação da live.
 


“A gente quer ajudar a população e ao mesmo tempo divertir aquela parcela que sente falta também dos eventos do município. Que os eventos além de serem momento de lazer também faz com que gere renda dentro do município. As pessoas que vão assistir à live, por mais que estejam em suas casas, vão querer consumir algo e depender de algum sistema de delivery do município, o que gera uma renda, mesmo que não seja tão grande como seria na festa presencial. Todo pouco de resultado positivo que a gente encontrar já vai ser de muita importância”, completou o diretor de cultura. 

Localizada a 269 km de distância da capital Pernambucana, o município do Agreste vem comemorando sua emancipação há 63 anos após ser desmembrada da cidade de Correntes. A data de aniversário da cidade, no dia 25 de março, refere-se à nomeação do primeiro prefeito de Lagoa do Ouro, em 1962. A origem do nome, segundo a lenda popular, é de que pepitas e barras de ouro foram encontradas em uma lagoa nas proximidades da vila.

Um dos principais pontos turísticos de Lagoa do Ouro é a Serra do Pedro, ponto mais alto da cidade onde foi construída uma capela em homenagem a São Pedro. Todos os anos, no dia 29 de junho (dia de São Pedro), há uma cavalgada, saindo da cidade até a Serra. 

 

Veja também

Newsletter