Macaparana: menina morre atropelada por ônibus escolar após se soltar da mãe e correr na pista
Mãe da menina confirmou que o condutor do ônibus não estava em alta velocidade e o isentou de culpa
Uma menina de 6 anos morreu após ser atropelada por um ônibus escolar, na cidade de Macaparana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.
O acidente de trânsito aconteceu na manhã dessa terça-feira (29), no distrito de Poço Comprido, na zona rural da cidade. A vítima foi identificada como Maria Clara da Silva.
Segundo a Polícia Militar, a mãe da criança relatou que caminhava com a filha quando ela se soltou e correu em direção ao veículo.
Agentes do 2º BPM foram acionados para a ocorrência. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a menina sem vida. Ela estava presa debaixo de um dos pneus do ônibus.
Aos policiais, o motorista do coletivo informou que trafegava em velocidade compatível com a via e só percebeu o ocorrido ao ser alertado por um mecânico.
"Testemunhas, revoltadas com a situação, tentaram agredir o motorista, que precisou ser abrigado em uma escola próxima. Uma ambulância foi acionada por populares, mas a criança já estava sem vida", destacou a PMPE.
Em depoimento, a mãe da menina confirmou que o condutor do ônibus não estava em alta velocidade e o isentou de culpa, segundo destacou a PM.
Um inquérito policial foi instaurado pela Polícia Civil de Pernambuco para apurar os fatos.
A Prefeitura de Macaparana emitiu uma nota oficial sobre o caso e destacou que a vítima era estudante da rede municipal da cidade.
Disse, ainda, com base nos fatos apurados, que não há indícios de que o acidente tenha sido provocado por negligência, imperícia do condutor ou falha técnica no veículo.
"O veículo envolvido encontra-se em condições regulares para circulação, com documentação e manutenção atualizadas, e o condutor possui habilitação e qualificações necessárias para o exercício da função", afirmou a Prefeitura de Macaparana.
A gestão municipal destacou que agiu imediatamente para prestar todo o apoio necessário à família, garantindo assistência jurídica, psicológica e social, e manifestou pesar pela morte da criança.
Leia também
• Burger Town chama o público para comer hambúrguer em 57 endereços do Grande Recife
• 28º Festival Internacional de Dança do Recife tem convocatória de habilitação artística lançada
• IV Encontro Café com Freud debate o "mal-estar na atualidade" em evento gratuito no Recife
Confira nota da Prefeitura de Macaparana na íntegra:
"A Prefeitura Municipal de Macaparana, por meio da Secretaria de Educação, vem a público informar sobre o ocorrido nesta terça-feira (29/04/2025), no distrito de Poço Comprido, por volta das 07h30, envolvendo o ônibus escolar e a aluna da rede municipal Maria Clara da Silva.
De acordo com os fatos apurados até o momento, não há indícios de que o acidente tenha sido provocado por negligência, imperícia do condutor ou falha técnica no veículo, uma vez que a criança transitava na via pública acompanhada de sua genitora.
O veículo envolvido encontra-se em condições regulares para circulação, com documentação e manutenção atualizadas, e o condutor possui habilitação e qualificações necessárias para o exercício da função.
Diante do ocorrido, o poder público municipal agiu imediatamente para prestar todo o apoio necessário à família, garantindo assistência jurídica, psicológica e social.
A Prefeitura de Macaparana e a Secretaria Municipal de Educação manifestam profundos votos de pesar pelo falecimento de Maria Clara da Silva e rogam a Deus conforto aos familiares e amigos, bem como o eterno descanso da criança".

