Megafoguete de Musk explode no espaço e deixa rastro de destroços
SpaceX explicou que foguete sofreu um "evento energético" em sua seção traseira, o que resultou na falha de vários motores
O Starship, maior e mais potente foguete do mundo, desenvolvido pela SpaceX do magnata Elon Musk, explodiu no espaço e deixou um rastro de destroços sobre as Caraíbas. Este é o segundo lançamento consecutivo sem sucesso do programa de foguetes de Elon Musk para missões à Lua e Marte neste ano.
Assim como no teste anterior, realizado em janeiro, a espaçonave sofreu uma falha após o lançamento, resultando em uma chuva de destroços incandescentes que cruzaram o céu da Flórida e das Caraíbas, impactando o tráfego aéreo na região.
BREAKING: Another one of Elon Musk’s taxpayer-funded Starship rockets just exploded—AGAIN.
— Chris D. Jackson (@ChrisDJackson) March 7, 2025
How many billions are we wasting on this failure factory?
Everything Musk touches blows up, catches fire, or crashes—including the Trump Administration. pic.twitter.com/40kXk8NpNy
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram trilhas luminosas no céu de Miami e das Bahamas, evidenciando a explosão e a dispersão dos fragmentos da nave.
Leia também
• Trump diz que Musk deveria usar ''bisturi'' e não ''machado'' para cortar gastos
• Juiz bloqueia tentativa de Musk de barrar planos da OpenAI, dona do ChatGPT
• Musk chama vice Vance de 'futuro presidente' dos EUA
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) anunciou a suspensão temporária de algumas decolagens em aeroportos da Flórida e da Costa Leste, além da redução da velocidade de aeronaves para minimizar o risco de colisões com destroços da Starship. Assim como no teste anterior, realizado em janeiro, o órgão regulador abriu uma investigação sobre o lançamento da SpaceX para apurar as causas do incidente.
Em um comunicado divulgado na noite de quinta-feira, acA perda desses motores comprometeu o controle da nave e, consequentemente, levou à interrupção da comunicação com a SpaceX.
“O contato final com a Starship ocorreu aproximadamente 9 minutos e 30 segundos após a decolagem”, informou a empresa, que agora analisa os dados da missão para entender melhor o que causou a falha. Apesar do novo revés, a SpaceX reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do foguete, considerado essencial para futuras missões à Lua e a Marte.

