Logo Folha de Pernambuco
SERTÃO

Mostra Olegarinha de Artes da Mulher apresenta gastronomia de mulheres quilombolas, em Triunfo

Evento busca fortalecer a cultura local e capacitar mulheres do Sertão de Pernambuco no empreendedorismo gastronômico sustentável

Mostra Olegarinha de Artes da Mulher apresenta gastronomia de mulheres quilombolas, em TriunfoMostra Olegarinha de Artes da Mulher apresenta gastronomia de mulheres quilombolas, em Triunfo - Foto: Divulgação

Entre os próxios dias 10 e 14 de dezembro, a cidade de Triunfo, no Sertão de Pernambuco, recebe a Mostra Olegarinha de Artes da Mulher (MOA), edição Sabores do Sertão. A mostra tem como objetivo promover o empoderamento feminino e impulsionar o empreendedorismo entre as mulheres sertanejas.

A programação destaca as quilombolas e indígenas da região, com foco em resgatar saberes ancestrais afro-brasileiros e capacitar as participantes para a criação de negócios gastronômicos e sustentáveis. Marcela Paes, produtora do evento, acredita que espaços como a MOA são importantes para a valorização das mulheres da região.

"A MOA é uma oportunidade única para mulheres e meninas quilombolas e do Sertão de Pernambuco aprenderem e trocarem conhecimento, além de se capacitarem para empreender em um setor tão crescente quanto a gastronomia. Queremos fortalecer a cultura local e criar novas possibilidades de geração de renda, respeitando e valorizando as tradições e ancestralidade das mulheres da região", afirma a produtora.

Mostra Olegarinha de Artes da Mulher
Durante os cinco dias de evento, serão oferecidas palestras, oficinas e apresentações culturais com grandes nomes da gastronomia, arte e música regional.

O evento contará com palestras de especialistas como Tayná Passos, Elis Almeida, Fabíola Pinto e Angélica Nobre, além de oficinas sobre gastronomia sustentável, empreendedorismo feminino, e precificação de negócios.

“Trouxemos mulheres que possuem vivências e um histórico de luta e resistência”, revela Marcela Paes. 

Segundo a produtora, a Feira MOA – Sabores do Sertão, que fecha a Mostra, no dia 14 de dezembro, será uma grande confraternização com oportunidade de negócios, pois reúne a gastronomia regional quilombola, artesanato e manifestações culturais, como o Coco de Roda, a tradicional Cambinda de Triunfo, e shows de Jéssica Caitano e Elis Almeida.

Mostra Olegarinha de Artes da Mulher apresenta gastronomia de mulheres quilombolas, em TriunfoMarcela Paes, produtora do evento, acredita que espaços como a MOA são importantes para a valorização das mulheres da região. Foto: Divulgação.

Valorização cultural
A Mostra Olegarinha de Artes da Mulher visa proporcionar um ambiente de aprendizado, troca e fortalecimento das mulheres do Sertão, com foco na sustentabilidade e no empreendedorismo criativo. Ao final do evento, as participantes terão a oportunidade de divulgar e comercializar seus produtos, gerando novas perspectivas de desenvolvimento para suas comunidades.

“Visitar a feira é uma oportunidade de provar a famosa culinária das mestras cozinheiras do Quilombo de Águas Claras e de Santa Rosa”, diz Marcela. 

Para Antonio Pinheiro, articulador cultural que idealizou a primeira edição da MOA, “esse é um compromisso com a valorização da cultura local e com o empoderamento feminino, especialmente nas comunidades quilombolas e indígenas do Sertão de Pernambuco”. 

A Mostra é patrocinada pela Ambev e o PretaHub – aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil, que contemplaram 21 projetos em todo o Brasil, através do Fundo Bora Cultura Preta. O Guaraná Antarctica, marca que é sinônimo de brasilidade e celebra as riquezas regionais, é o patrocinador oficial do encontro.

Confira a programação completa da mostra:

Terça-feira (10)
14h – credenciamento e recepção de boas-vindas.
14h30 – Palestra com Marcela Paes: Entre Sonhos e Realidade: Como Fazer Acontecer?
15h30 - INTERVALO - Coffee-break
16h00 - Palestra com Tayná Passos: Sabores de Resistência: Culinária Afro Pernambucana e a Construção de Identidades Diaspóricas.

Quarta-feira (11)
9h às 11h30 – Oficina com Angélica Nobre: Gastronomia Sustentável
11h30 às 13h - INTERVALO - Almoço
13h às 16h – Oficina com Fabíola Pinto: A Arte de Precificar e Multiplicar
16h às 17h30 - Mão na Massa - Oficina de Encadernação Artesanal com Tiago Alberione e Júlio César

Quinta-feira (12)
9h às 11h30 – Oficina com Elis Almeida: Empreendedorismo Feminino
11h30 às 12h30 – Reunião com as expositoras da FEIRA MOA – SABORES DO SERTÃO

Sábado (14)
10h00 – Abertura da Feira MOA - SABORES DO SERTÃO com Gastronomia Regional Quilombola e Artesanato
10h30 - Recreação infantil com Maiane Alves
12h00 - Intervenção musical: Marcelo Lima Sanfoneiro
13h30 - Coco de Roda Tradição Quilombola  
14h40 - Palhaço Sequinho
15h40 - Cambindas de triunfo (Cortejo e palco)
17h  - Jéssica Caitano 
18h30 - Elis Almeida e Forró Com A Gente 
 20h - Término do evento

Veja também

Newsletter