MST doa 13 toneladas de alimentos para comunidades na Região Metropolitana do Recife
Além dos alimentos, foram distribuídas 500 marmitas no local
O MST realizou, nesta quinta-feira (29), uma doação de 13 toneladas de alimentos destinados a famílias carentes em 22 comunidades da Região Metropolitana do Recife. A ação aconteceu na avenida Martins de Barros, no Recife, e é realizada em comemoração ao Dia do Agricultor, celebrado na última quarta-feira (28), através da campanha "Mãos Solidárias, Periferia Viva".
“A intenção é mostrar que a agricultura familiar camponesa e os assentamentos da reforma agrária produzem muito, e com muita solidariedade, alimentos saudáveis para ser doado e partilhado. Além de ser também uma forma de protesto através do alimentação e não da violência, porque os incentivos e programas, como Pronaf e PAA, estão sofrendo no atual governo”, pontuou Paulo Mansan, membro da diretoria estadual do MST.
Leia também
• Mulheres produzem alimentos no Agreste
• Caminhão com carga de eletrônicos e alimentos é recuperado em Custódia
• Polícia Rodoviária Federal lança campanha de arrecadação de alimentos
Além destes alimentos, estão sendo distribuídas 500 marmitas para pessoas em situação de rua e moradores de comunidades no bairro do Recife, a distribuição ocorre na Praça 17, na Capelinha e na Maciel Pinheiro. Todo o material que será distribuído, assim como os alimentos doados pela campanha, vêm de assentamentos de agricultura familiar.
Ivanise Serafim, moradora da comunidade Beira Rio, auxiliou na distribuição. Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco“Eu preciso muito dessa doação, tenho 11 filhos, e ela vai ajudar bastante as pessoas da comunidade. Eu mesmo saí de manhã pra receber essa ajuda e nem café pude dar as minhas filhas, agora eu vou levar esses alimentos para elas almoçarem e jantarem”, declarou Ivanise Serafim, moradora da comunidade Beira Rio.
Entre as comunidades, estão: Ibura, Milagres, Camaragibe, Bondade de Deus, Nazaré, Pilar, Papelão, Ilha do Joaneiro, Ilha do Chié, Brasília Teimosa, Vila da Prata, Vila Moacir, Bode, Comunidade Beira Rio, V8, V9, Ilha do Maruim, Educandário Santa Tereza, Peixinhos, 15 de Novembro.
As entregas foram acompanhadas por agentes populares de Saúde em uma parceria da Fiocruz com a UFPE, que definem a prioridade no recebimento do alimentos a partir da situação de cada família.

